Clube

Atletas atleticanos comemoram Dia do Goleiro

O dia 26 de abril é especial para uma das posições mais complicadas do futebol. Neste sábado, é comemorado o Dia do Goleiro. O primeiro a chegar e o último a sair do campo, o goleiro de futebol tem evoluído muito nos últimos anos. Com o aperfeiçoamento de suas técnicas e também com muito trabalho, a posição é cada vez mais valorizada em todos os clubes de futebol.

 
 Almir com os goleiros do Atlético Paranaense
 Foto: Site Oficial CAP

O Furacão sempre foi um grande formador de goleiros. Com várias promessas nas categorias de base, alguns goleiros da atual equipe profissional foram criados em casa. Vinícius, João Carlos, Renan e Vagner são revelações do Atlético Paranaense e tem um futuro brilhante pela frente. Os últimos goleiros criados no CT do Caju que saíram do Rubro-Negro, como Tiago Cardoso, Cleber e Guilherme, brilham hoje em outras equipes.

Com responsabilidades cada vez maiores dentro da equipe, o goleiro pode passar de herói a vilão, ou vice-versa, em apenas um lance. Trabalho, concentração, tranqüilidade e reflexo são as principais características que um arqueiro precisa para obter o sucesso. Sob o comando do preparador de goleiros Almir Domingues, Vinícius, Galatto, Viafara, João Carlos, Renan e Vagner formam a equipe atleticana de goleiros. Confira alguns depoimentos desses heróis sobre o Dia do Goleiro e a profissão escolhida:

 
 Goleiros do CAP se preparam para treino
 Foto: Site Oficial CAP

Almir – preparador de goleiros

"Queria cumprimentar todos os goleiros, principalmente os nossos, de todas as categorias do Atlético pelo dia do goleiro. Temos ótimos goleiros e uma convivência muito boa. Gostaria de estender esses cumprimentos aos goleiros de outras modalidades e também a todos que gostam de jogar como recreação. Para ser goleiro tem que gostar muito, porque é uma posição difícil. Temos que curtir esse dia da melhor maneira possível e que vivam todos os goleiros". 

Vinícius – no CAP desde 1999

"Ter um dia específico do goleiro é muito legal para todos nós. Cada posição tem a sua importância dentro da equipe, mas quem atua no gol tem uma posição diferenciada, até mesmo porque faz uma função totalmente diferente do que os jogadores de linha. É uma função muito importante e necessária. É uma posição que chama muito a atenção da torcida e tem uma análise diferenciada dos outros jogadores dentro do time".

 
 Galatto chegou ao CAP no início do ano
 Foto: Site Oficial CAP

Galatto – no CAP desde 2008

"Fico feliz por ter o Dia do Goleiro, sendo que é a única posição a ser lembrada com um dia especial. Porém, o goleiro algumas vezes tem uma posição ingrata, porque não pode errar. Somos os primeiros a chegar no campo e os últimos a sair. Mas isso tudo é recompensado e sou feliz pelo o que faço".

Viáfara – no CAP desde 2007

"Para mim ser um goleiro significa uma paixão e um orgulho muito grande de estar em um posto onde muita gente gostaria de estar. É uma posição totalmente diferente e agradável. Porém, tem a responsabilidade do time. Além disso, você pode estar bem durante um jogo e pode errar uma jogada ou tomar um frango que todo o trabalho que você fez fica prejudicado. Esse dia do goleiro é especial para todos da posição".

João Carlos – no CAP desde 2004

"É muito interessante e nos deixa contente ter o Dia do Goleiro, exatamente porque é uma posição de muita responsabilidade dentro da equipe. É uma posição complicada porque apenas um pode jogar, mas tem uma importância muito grande, porque não pode errar. O goleiro está sempre entre o céu e o inferno, mas o trabalho está acima de tudo".

 
 Galatto, João Carlos, Vinícius e Viafara 
 Foto: Site Oficial CAP

Renan – no CAP desde 2004

"É muito legal ter um dia só para o goleiro, até mesmo porque as outras posições não têm um dia específico. Isso tudo porque o goleiro ocupa uma posição especial. É difícil porque só um pode jogar. Então temos que ter paciência para esperar a oportunidade. E trabalhar muito, porque quando essa oportunidade aparecer você precisa estar bem preparado".

Vagner – no CAP desde 2000

"Eu acho que o dia do goleiro foi feito para homenagear uma profissão privilegiada que é a nossa de goleiro. O goleiro em si é sempre o homem de confiança do grupo todo e principalmente do treinador. O ditado diz que um bom time começa por um bom goleiro. É uma posição diferente, que usa um uniforme diferente, é o único jogador que pode pegar a bola com as mãos e que tem um treinador específico para a posição. Então não se faz goleiro, se nasce goleiro".

Skip to content