Time
Jogadores das Categorias de Formação têm palestras com o ex-jogador César Sampaio
Os atletas das Categorias de Formação do Atlético Paranaense tiveram a oportunidade de conhecer a carreira e ouvir alguns conselhos de um grande vencedor do futebol brasileiro. O ex-jogador César Sampaio, volante que vestiu as camisas de grandes clubes e da Seleção Brasileira, conversou com os jovens rubro-negros das categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-19, em duas palestras no CAT Alfredo Gottardi.
César Sampaio, que atualmente trabalha como dirigente executivo e comanda o projeto do Comercial Futebol Clube, de Tietê (SP), está passando por um período de estágio no Furacão. O Clube e o ex-atleta decidiram aproveitar a oportunidade para que César pudesse passar aos jogadores atleticanos um pouco de sua experiência.
Além de diversos títulos conquistados, como a Libertadores e o Campeonato Brasileiro, César Sampaio ganhou duas vezes a Bola de Ouro como melhor jogador do Brasileirão e defendeu a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1998. Também jogou no Japão e na Espanha.
“Falamos que é palestra, mas nós aprendemos também com as dúvidas e curiosidades deles. O sucesso na carreira está muito atrelado à formação como pessoa”, disse César Sampaio. “Acho que a gente passa um pouco daquilo que fez e deu certo e também o que deu errado, para encurtar esse caminho dos meninos. É muito legal ver a ansiedade, a esperança nos olhos de cada um, e trabalhar na construção deste sonho”, completou.
O volante Riuler, da equipe Sub-19 atleticana, disse que a conversa com César Sampaio foi um aprendizado importante. “É uma honra ter aqui um cara que já foi da Seleção Brasileira e jogou com vários jogadores de um patamar muito alto. Acho que todo jogador tem que saber o seu limite. A carreira do jogador é muito curta e você tem que se preparar muito bem”, afirma.
Tiago Nunes, técnico da equipe Sub-19 rubro-negra, também aprovou a experiência. “Agrega muito, porque é um profissional de alto nível, que conquistou grandes títulos. A gente sabe que a formação de atletas não é só a questão técnica e tática. Esse tipo de relato de pessoas vencedoras acaba inspirando eles, para que possam se motivar e cada vez mais focar no trabalho que precisam realizar”, finalizou.