Time
Jogos marcantes: Primeiro clássico do país transmitido exclusivamente nas mídias sociais
Para fechar a série de jogos marcantes da temporada, relembramos o primeiro Atletiba do ano. O clássico válido pelo Campeonato Estadual entrou no “Top 3” atleticano pela vitória e pelo pioneirismo na transmissão do jogo através dos canais oficiais no Facebook e YouTube dos clubes.
O Atletiba precisou de duas datas para acontecer. No dia 19 de fevereiro, as equipes entraram em campo. Mas por uma decisão da Federação Paranaense de Futebol, o início da partida não foi autorizado.
No dia 1º de março, Atlético Paranaense e Coritiba voltaram ao gramado. Novamente com a transmissão exclusiva nos canais oficiais dos clubes, a bola rolou para o clássico, que terminou com vitória rubro-negra por 2 a 0. Crysan e Douglas Coutinho fizeram os gols.
O pioneirismo da transmissão alcançou números expressivos e virou um case de sucesso em todo o mundo. Na somatória dos dados das transmissões no Facebook e no YouTube dos dois clubes, foram contabilizados 16.826.197 minutos assistidos durante o clássico, resultando em cerca de 850.000 interações. O pico de acessos simultâneos foi de 208.500 pessoas. Clique aqui e relembre mais números.
O jogo
Com a motivação natural de um clássico, somada à espera de 12 dias para a realização do Atletiba, a partida no estádio atleticano começou movimentada. Com dois minutos, João Pedro cobrou falta perigosa na área. Na jogada seguinte, Santos fez boa defesa.
Créditos: Arquivo/Site Oficial
A primeira chance clara de gol foi do adversário. Aos 35 minutos, o Coritiba teve um pênalti. Kleber foi para a bola. A cobrança foi à direita de Santos, que pulou no canto. Mas o camisa 1 não precisou defender, porque a bola parou na trave!
O Furacão aprovou o momento, cresceu na partida e abriu o placar quatro minutos depois. Da esquerda, João Pedro cruzou rasteiro na área. A zaga do Coritiba afastou, mas Crysan aproveitou o rebote e bateu de primeira, de fora da área, no canto de Wilson. 1 a 0!
No segundo tempo, o time visitante criou mais uma chance aos nove minutos. Matheus Galdezani recebeu na área e tocou na saída de Santos, mas José Ivaldo salvou em cima da linha, evitando o empate!
No final, aos 42 minutos, o Rubro-Negro voltou a balançar as redes. Crysan bateu falta da entrada da área. A bola parou na barreira e sobrou para Douglas Coutinho, na ponta esquerda. O atacante dominou, bateu cruzado e fechou o placar em 2 a 0!
Créditos: Arquivo/Site Oficial
Santos destaca pioneirismo dos clubes e atuação rubro-negra
Em um time recheado de jovens, o goleiro Santos era o jogador atleticano mais experiente em campo, prestes a completar 27 anos. Além de outros clássicos disputados como profissional, acumulava também participações em competições como o Brasileirão e a Sul-Americana.
“Foi uma experiência nova [com a transmissão], mas um marco para os clubes. A partir dali, tivemos os outros três clássicos transmitidos pela Internet, algo que é tendência”, destacou.
Com o cancelamento do primeiro Atletiba, o goleiro revela o sentimento para o duelo marcado quase duas semanas depois. “A motivação aumentou. Além de se tratar de um clássico, teve uma grande repercussão. Foi um jogo marcante e uma experiência boa, principalmente com a nossa vitória”, afirmou.
Reveja, abaixo, a transmissão completa da vitória rubro-negra no Atletiba do Campeonato Paranaense:
Ficha técnica: Atlético Paranaense 2×0 Coritiba
Campeonato Paranaense: Quinta rodada
Data: 01/03/2017 [quarta-feira]
Horário: 20h
Local: Estádio Atlético Paraense, em Curitiba
Árbitro: Paulo Roberto Alves Jr
Auxiliares: Weber Felipe Silva e Júlio César de Souza
Público pagante: 16.513 pessoas
Público total: 18.608
Renda: R$ 448.560,00
Atlético Paranaense: Santos; Léo, Wanderson, José Ivaldo e Renan Lodi (Sidcley, aos 31’ do 2º tempo); Luiz Otávio (Jacy, aos 28’ do 2º tempo) e Matheus Rossetto; Douglas Coutinho, João Pedro (Renan Paulino, aos 23º do 2º tempo) e Crysan; Luis Henrique.
Técnico: Paulo Autuori
Gols: Crysan, aos 39’ do 1º tempo; e Douglas Coutinho, aos 42’ do 2º tempo.
Cartões amarelos: José Ivaldo, Santos e Crysan.
Coritiba: Wilson; Dodô, Werley, Juninho (Geovane, aos 34’ do 2º tempo) e Carlinhos; Jonas, Matheus Galdezani (Henrique Almeida, aos 23’ do 2º tempo), Thiago Lopes e Iago Dias (Neto Berola, aos 17’ do 2º tempo); Rildo e Kleber.
Técnico: Pachequinho
Cartões amarelos: Léo Santos, Carlinhos, Iago Dias, Juninho