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Bradesco é primeiro patrocinador local do Rio-2016
Um mês depois de ter anunciado que iniciaria pelo segmento bancário a prospecção de parceiros comerciais locais para os Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro, o comitê organizador local do evento divulgou nesta segunda-feira um acerto com o Bradesco. A instituição financeira desembolsará R$ 570 milhões, valor que engloba aporte financeiro e oferta de seguros durante o evento.
O acordo ratifica uma forte aposta do Bradesco no esporte nacional. O banco chegou a instalar um painel luminoso no Rio de Janeiro em 2009 para mostrar que apoiava o projeto da cidade para receber os Jogos Olímpicos, e depois acertou contratos com as confederações nacionais de basquete, judô, natação e rúgbi.
“Foi a vitória da união. Aos olhos do mundo, será a celebração de um Brasil da agenda positiva, da modernidade, do trabalho, da inclusão social e do desenvolvimento econômico. Para nós, do Bradesco, representa um privilégio e uma emoção participar lado a lado desse grande momento da vida brasileira”, ponderou Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente-executivo do banco.
As seguidas investidas do Bradesco no segmento esportivo também representam um contragolpe. O banco perdeu a liderança de mercado no Brasil com a fusão dos rivais Itaú e Unibanco, e o novo primeiro colocado do país patrocina a seleção brasileira e a Copa do Mundo de futebol de 2014, que também acontecerá no país.
A grande diferença entre patrocínios à Copa do Mundo de futebol e aos Jogos Olímpicos é a exposição. No caso do torneio organizado pela Fifa, parceiros comerciais têm espaço em placas e propriedades estáticas no interior das arenas, com visibilidade nas transmissões televisivas. Esse tipo de atributo não é explorado em Olimpíadas.
A principal oferta dos Jogos Olímpicos, portanto, é o bloqueio de segmento. A partir do contrato, o Bradesco poderá explorar comercialmente a imagem de ser o único banco a ter parceria oficial com o evento do Rio de Janeiro.
“O Bradesco apresentou a melhor proposta, que contempla projetos de apoio ao desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro e de promoção dos Jogos Olímpicos Rio 2016 no país”, disse Leonardo Gryner, diretor-geral do comitê Rio-2016.
O contrato do Bradesco com o comitê foi oficializado nesta segunda-feira, em reunião que ocorreu na sede do banco, em São Paulo. Na quinta, o comitê organizador dos Jogos apresentará oficialmente no Rio de Janeiro o plano comercial da competição e dará detalhes sobre o acordo.
“O apoio do Bradesco aos Jogos Olímpicos Rio 2016 é a nossa maneira de demonstrar confiança na capacidade empreendedora do povo brasileiro e da cidade do Rio de Janeiro. Será uma das melhores Olimpíadas da história”, opinou o presidente do Conselho de Administração do Bradesco, Lázaro de Mello Brandão.