Clube
Maracanã vai ter mirante para torcida acompanhar obras para Copa de 2014
O Maracanã vai ganhar mais uma novidade a partir do ano que vem. Por conta das obras de reforma para a Copa do Mundo de 2014, a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro vai transferir para a Torre de Vidro (próximo ao portão 19 e que dá acesso às cadeiras especiais através de escadas rolantes) o Hall da Fama e o centro de memória do "Maior do Mundo". Todos os objetos serão distribuídos pelos andares do local até chegar ao mirante, que será construído no local e tem previsão de inauguração para o início de 2011.
O local poderá ser visitado pelos torcedores, que acompanharão diariamente as obras do estádio, que ficará pronto em dezembro de 2012. Desde a entrada, o público vai circular por várias peças do museu, que serão distribuídas por todo o trajeto, que vai do primeiro ao último andar. No fim, os fãs vão se deparar com o Hall da Fama e o mirante, que terá 600 metros quadrados de comprimento.
A secretária de turismo, esportes e lazer do Rio de Janeiro, Márcia Lins, explicou a iniciativa. Segundo ela, o Maracanã terá a oportunidade de se transformar em um grande centro temático do esporte, localizado na Cidade Maravilhosa.
– O número de visitantes aumentou bastante depois do início das obras, pois os turistas querem levar para casa uma foto histórica desse momento de transformação. Na Torre de Vidro vamos criar um mirante de 600 metros quadrados, onde ficará a maquete do novo Maracanã com informações do projeto, uma loja e um bar – contou a secretária.
Márcia Lins revelou ainda que o torcedor poderá comprar objetos retirados da estrutura do estádio durante as obras de reforma.
– Nessa loja vamos vender também pedacinhos do Maracanã, feitos de entulho da demolição de setores originais do estádio e outros objetos especiais que serão recolhidos durante a obra. Até mesmo os vergalhões estão entre esses itens, pois diferem do modelo dos vergalhões usados hoje em dia – revelou.
Na próxima semana, a Suderj vai tirar os moldes dos pés de 100 jogadores que compõe o hall da fama para realizar a transferência de local. Todo cuidado é pouco para guardar a história do futebol brasileiro e mundial. Entre os homenageados estão Garrincha e Pelé.
De acordo com a secretária, o Maracanã é o segundo ponto turístico mais visitado do Rio de Janeiro, perdendo apenas para o Cristo Redentor. Até o mês de novembro, mais de 180 mil pessoas já haviam passado pelo estádio. Em 2009, o número chegou a 160 mil.