Clube

Cecap tem reconhecimento internacional

 O coordenador do Departamento Médico do Atlético Paranaense, Edilson Thiele, tem muito a comemorar nesse final de ano. Além do Rubro-Negro paranaense ser apontado como o clube brasileiro com menor número de lesões no Campeonato Brasileiro, ele passará a integrar a Comissão Médica da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). O convite partiu de Osvaldo Pangrazio que é o presidente dessa Comissão. Além de Thielle, André Pedrinelli, do HC de São Paulo, também fará parte desse seleto grupo. “Iremos trabalhar na organização científica da Conmebol, nos mesmos moldes usados para o Campeonato Brasileiro. Significa auxiliar a instituição a avaliar as lesões mais frequentes de jogadores, tipo de lesão, local da lesão. O mesmo trabalho que foi desenvolvido nos Brasileiros de 2009 e 2010, será realizado na Conmebol”, explicou o médico atleticano.

Thiele destaca também o Congresso Médico da Conmebol que será realizado na Argentina, no próximo ano, relacionado à Copa América. “A mesma avaliação que foi feita para o Brasil disputar a Copa do Mundo (2010) será realizada para as seleções que estarão na Copa América. Haverá o Congresso e vou participar, falando sobre prevenção e orientação (de lesões) a todos os médicos da Confederação Sul-Americana”, comentou. Ressalta-se que a Seleção Brasileira realizou seus testes e início da preparação para a Copa do Mundo da Àfrica do Sul, no Centro de Treinamento do Atlético Paranaense.

A conquista pessoal, Thiele divide com seus companheiros de clube e credita também ao sucesso alcançado pelo Cecap, que é o centro de atendimento médico do Furacão. “No 1.º Congresso Internacional de Medicina do Futebol, em Curitiba, o Cecap ficou em grande evidência devido à organização que temos por aqui. Utilizamos o padrão FIFA de atendimento, ou seja toda a avaliação de pré-participação, de acompanhamento de lesão e acompanhamento dos atletas são baseados nos critérios da FIFA e isso contribuiu muito para o reconhecimento que tivemos, eu e o Atlético”, explicou.

Skip to content