Clube

Teixeira responde à Fifa e garante SP e Rio na Copa das Confederações

O presidente da CBF e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa 2014, Ricardo Teixeira, rebateu nesta terça-feira as recentes críticas da Fifa sobre a preparação do Brasil para o Mundial.

Ontem, o presidente da entidade máxima do futebol, Joseph Blatter, afirmou que os brasileiros estão mais atrasados que os sul-africanos no que diz respeito às obras de infraestrutura e estádios para o evento esportivo.

Além disso, cobrou ação mais enérgica do COL, dizendo que deveria pressionar os governos dos estados e cidades-sede para que acelerem o início dos projetos.

“Não é papel da CBF pressionar governantes, ainda mais quando não há nenhum motivo para tal. Temos contado com a participação, colaboração e interesse total dos nossos parceiros no governo e trabalhamos de forma colaborativa e integrada com todas as esferas de governo, tendo a frente a presidenta Dilma Rousseff”, disse Teixeira em comunicado divulgado hoje no site da CBF.

Outra preocupação de Blatter é quanto aos estádios de São Paulo (Arena Corinthians) e Rio de Janeiro (Maracanã). O presidente da Fifa teme que nenhum dos locais esteja pronto até a Copa das Confederações, evento realizado na metade de 2013 para testar a infraestrutura do Mundial.

Em São Paulo, o início das obras está marcado somente para abril. No Rio, foi constatado que a estrutura que suportará a nova cobertura do Maracanã está comprometida e terá que ser refeita.

“Em nenhum momento foi anunciado que o Maracanã não seria entregue dentro do prazo”, afirmou Teixeira.

“Com relação ao estádio de São Paulo para a Copa do Mundo, apesar de a obra ainda não ter sido iniciada, temos trabalhado de forma intensa e integrada com o Comitê Paulista e todos os segmentos envolvidos no projeto do estádio para equacionar as últimas questões técnicas. Temos a garantia por parte dos envolvidos de que o estádio também será entregue no prazo previsto”, completou o presidente do COL.

Teixeira seguiu os passos do ministro do Esporte, Orlando Silva, e convidou o colega Joseph Blatter a realizar uma visita às cidades-sede da Copa brasileira.

“Aproveito ainda para, mais uma vez, convidar o presidente da FIFA para vir ao Brasil e ver de perto o progresso que ele mesmo elogiou após uma reunião do conselho FIFA/COL, realizada no início deste mês, em Zurique”.

Skip to content