Time
Wesley Carvalho destaca comportamento da equipe contra o Azuriz em meio às variações táticas do jogo
Vencer consiste em se impor ao adversário em várias situações de uma partida. E a jovem equipe de aspirantes do Athletico Paranaense conseguiu isso, na avaliação do técnico Wesley Carvalho. Conseguiu ter o comportamento necessário para superar o Azuriz em Pato Branco e terminar a sétima rodada entre os líderes da competição.
Com a vitória deste domingo (13) por 2 a 0 no interior do Paraná, o Furacão agora é o quarto colocado do Campeonato Paranaense de 2022. Está a um ponto do primeiro colocado, que neste momento é o Operário.
Após 11 rodadas, os oito primeiros se classificam às quartas de final do Estadual. Veja aqui a classificação completa.
“A característica de jogo do Athletico Paranaense sempre é de um jogo forte e imponente. E hoje isso funcionou”, destacou o técnico Wesley Carvalho em entrevista pós-jogo, ainda em Pato Branco. “Sabíamos que o time da casa não ia gostar de ser incomodado já no seu campo de defesa. E nós impusemos isso a eles. Nós os fizemos mudar o plano de jogo deles. Foi assim que saiu o nosso primeiro gol, recuperando a bola ainda no campo do adversário. E foi assim que saiu o segundo gol também”, analisou.
Wesley Carvalho fez o jogo de estreia dele pelo Athletico Paranaense. Contratado na última semana, o treinador é bastante conhecido no país pelo seu trabalho com categoria de base. Com passagem também pelo Vitória (BA), ganhou destaque nacional durante o período em que atuou no Palmeiras, entre 2017 e 2021. É um dos responsáveis pela reconstrução da Categoria de Formação do clube paulista.
“O aspecto comportamental é o mais importante dentro de um jogo”, continua Wesley Carvalho a respeito do desempenho do jovem time rubro-negro no Estádio Os Pioneiros. “Podemos jogar com três zagueiros e, mesmo assim, sermos altamente ofensivos. E você pode jogar com dois zagueiros e ser altamente defensivo. Então vai depender muito do comportamento da equipe, e não da estrutura que você vai colocar no campo”, esclarece.
“Hoje nós jogamos em três variações táticas”, continua o treinador dos aspirantes do Athletico Parananaense. “Começamos a partida com uma construção média, com o Dani Bolt fazendo a função de um terceiro zagueiro. E assim liberamos o Vinicius Kauê, que subiu para a posição do extremo. Depois, quando voltamos para o segundo tempo, nós já imaginávamos que o adversário tiraria um zagueiro. Então, nós passamos a nos defender em um 4-4-2, com o João Pedro e o Rômulo tirando a volta do zagueiro e do volante. E aí quando eles começaram a crescer no jogo, nós voltamos a jogar com três zagueiros. Então coloquei o Luan Patrick como volante e atuamos em um 5-4-1. Então, dentro de uma partida, fizemos três variações táticas. Mas o que me importa mais que esses números é o comportamento da equipe, de intensidade, de marcar, de competir e ganhar duelos. É isso com o que nos preocupamos mais”, enfatiza.
Wesley Carvalho aproveitou a primeira entrevista pós-jogo dele no comando técnico da equipe de aspirantes do Athletico Paranaense para valorizar a proposta do clube, que é pioneira no Brasil. Desde 2013, o Rubro-Negro aproveita o Campeonato Paranaense de profissionais para aprimorar seus novos talentos e lapidá-los para a equipe principal do clube.
“O Campeonato Paranaense é muito importante para a formação desses atletas”, reconhece Wesley Carvalho. “E o Athletico Paranaense faz isso muito bem. Pois é o único clube do Brasil que faz isso, que coloca os seus meninos para jogar”, completa o treinador.
Programação
Após a partida em Pato Branco, a delegação da equipe de aspirantes do Rubro-Negro já está no caminho de volta a Curitiba. Chega à capital do estado já na manhã desta segunda-feira (14). É também nesta segunda-feira que a equipe retoma a programação de treinos, no CAT Caju.
Próximo jogo
O Athletico Paranaense volta a campo pelo Campeonato Estadual na próxima quarta-feira (16), em mais um desafio fora de casa. Às 20h30, enfrenta o Coritiba, no Estádio Couto Pereira, pela oitava rodada da competição.
Comentários