Time

Tabela definida! Gurias Furacão estreiam contra o Mixto no Brasileiro Feminino A2

Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

A equipe de futebol feminino do Athletico Paranaense vai estrear contra o Mixto no Campeonato Brasileiro Feminino A2. O jogo diante do time mato-grossense deve ser realizado no sábado (13 de abril) ou domingo (14 de abril), conforme tabela básica divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quinta-feira (21).

O jogo é com mando do Rubro-Negro, que nesta primeira fase da competição enfrenta ainda o Minas Brasília-DF (fora, dia 20 ou 21 de abril), Juventude-RS (casa, dia 27 ou 28 de abril), Bahia-BA (fora, dia 4 ou 5 de maio), Doce Mel-BA (casa, dia 11 ou 12 de maio), São José-SP (fora, 18 ou 19 de maio) e Taubaté-SP (casa, dia 25 ou 26 de maio).

Para conquistar o acesso e voltar a disputar o Brasileirão Feminino já em 2025, as Gurias Furacão precisam terminar em uma das quatro primeiras posições do Brasileiro A2.

Como é o sistema de disputa?
O Campeonato Brasileiro Feminino A2 de 2024 vai oferecer quatro vagas para o Brasileirão Feminino de 2025. As quatro equipes que chegarem à semifinal da competição já conquistam o acesso.

Na primeira fase, os 16 clubes participantes foram divididos em dois grupos. No Grupo A, estão Athletico Paranaense, Bahia (BA), Doce Mel (BA), Juventude (RS), Minas Brasília (DF), Mixto (MT), São José (SP) e Taubaté (SP). O Grupo B está formado por Fortaleza (CE), Instituto 3B (AM), JC FC (AM), Recanto (AM), Remo (PA), Sport (PE), VF4 (PB) e UDA (AL).

As equipes se enfrentam em turno único na primeira fase, dentro de seus grupos. Após sete rodadas, os quatro primeiros colocados de cada chave avançam para as quartas de final. Os quatro times de pior campanha (neste caso, independentemente do grupo a qual pertençam) vão para a Série A3 de 2025.

A fase quartas de final é aquela que vai definir o acesso. Jogos eliminatórios em ida e volta. Quem vencer conquista o acesso e segue para a semifinal. A fase semifinal e a decisão do título também são em jogos de ida e volta.

Nessas partidas eliminatórias, faz o segundo jogo em casa a equipe que tiver melhor campanha na competição. Essa é a única vantagem, porque em caso de igualdade na soma dos placares dos dois jogos, o desempate ocorre nas disputas de pênaltis.

As Gurias Furacão vão disputar pela terceira vez na história o Brasileiro Feminino A2, que é equivalente à segunda divisão nacional. Em 2021, o CAP Feminino ficou na 6ª colocação. Em 2022, conquistou o vice-campeonato e o acesso à primeira divisão.

BRASILEIRO FEMININO A2 | 2024
Veja abaixo como ficou o calendário de jogos do Brasileiro Feminino A2 de 2024.

Primeira fase
Grupo A
Início previsto para 13 e 15 de abril
Rodada final prevista para 25 ou 26 de maio
Grupo B
Início previsto para 13 e 15 de abril
Rodada final prevista para 25 ou 26 de maio

Quartas de final
Jogos de ida
C 4ºcolocado do Grupo B x 1ºcolocado do Grupo A
D 3ºcolocado do Grupo A x 2ºcolocado do Grupo B
E 4ºcolocado do Grupo A x 1ºcolocado do Grupo B
F 3ºcolocado do Grupo B x 2ºcolocado do Grupo A

Jogos de volta
C 1ºcolocado do Grupo A x 4ºcolocado do Grupo B
D 2ºcolocado do Grupo B x 3ºcolocado do Grupo A
E 1ºcolocado do Grupo B x 4ºcolocado do Grupo A
F 2ºcolocado do Grupo A x 2ºcolocado do Grupo B

Semifinal
Jogos de ida | 22 ou 23 de junho
G Vencedor C ou D x Vencedor D ou C
H Vencedor E ou F x Vencedor F ou E

Jogos de volta | 29 e 30 de junho
G Vencedor C ou D x Vencedor D ou C
H Vencedor E ou F x Vencedor E ou E

Final
Jogo de ida | 6 ou 7 de julho
Vencedor G ou H x Vencedor H ou G

Jogo de volta | 20 ou 21 de julho
Vencedor H ou G x Vencedor G ou H

Comentários

Skip to content