Clube
Há 25 anos, Seletiva levou o Furacão à CONMEBOL Libertadores pela primeira vez
Uma conquista marcante na história rubro-negra completa 25 anos neste sábado (21). No dia 21 de dezembro de 1999, o Athletico conquistou o título da Seletiva e garantiu sua primeira participação na CONMEBOL Libertadores.
A decisão do troféu, contra o Cruzeiro, foi o auge de uma campanha à altura de um grande título nacional. Antes, o Furacão havia passado, em confrontos eliminatórios de ida e volta, por Portuguesa, Coritiba, Internacional e São Paulo.
Era o time que tinha na linha de frente o quarteto que ficou lembrado como o Quadrado Mágico: Adriano, Kelly, Lucas e Kléber. E ainda contava com Alberto, Gustavo, Axel, Sandoval, Kleberson, entre outros, sob o comando do técnico Vadão.
A conquista foi encaminhada já na primeira partida da final, com um triunfo de 3 a 0, no Caldeirão. Uma tarde consagradora para Lucas, que marcou os três gols rubro-negros.
A partida decisiva foi disputada no Mineirão. Com ingressos vendidos a um real e mais uma série de gratuidades, o estádio ficou lotado. O público pagante oficial foi de 32 mil pessoas, mas havia pelo menos o dobro nas arquibancadas.
Quando Adriano marcou para o Athletico e abriu o placar, aos 29′ do primeiro tempo, a fatura estava liquidada. O Cruzeiro tinha uma ótima equipe e conseguiu virar a partida. Mas não era possível reverter a vantagem rubro-negra. No final, 4 a 2 no placar agregado.
A vaga na CONMEBOL Libertadores era do Athletico pela primeira vez.
CLIQUE AQUI E REVEJA AQUELE JOGO!
Na história: Cruzeiro 2×1 Athletico Paranaense
Seletiva da Libertadores: Final – Jogo de volta
Data: 21/12/1999
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Público pagante: 31.878
Público total: Não divulgado
Renda: R$ 42.177,00
Cruzeiro: André Döring; De la Cruz (Donizete Amorim), Marcelo Djian, Cris e Donizete Oliveira; Espínola (Paulo Isidoro), Ricardinho e Valdo; Alex Alves, Marcelo Ramos e Müller (Geovanni)
Técnico: Paulo Autuori
Gols: Alex Alves, aos 33’ do 1º e aos 31 do 2º tempo
Athletico Paranaense: Flávio; Alberto, Gustavo, Leonardo e Vanin; Fabiano (Marcos Vinícius), Axel, Adriano e Sandoval (Kleberson); Kelly e Lucas (Kléber)
Técnico: Vadão
Gol: Adriano, aos 29’ do 1º tempo
A campanha
Primeira fase
Portuguesa 3×1 Athletico
Athletico 2×0 Portuguesa
Oitavas de final
Coritiba 1×4 Athletico
Athletico 1×2 Coritiba
Quartas de final
Internacional 1×1 Athletico
Athletico 2×1 Internacional
Semifinal
Athletico 4×2 São Paulo
São Paulo 2×1 Athletico
Final
Athletico 3×0 Cruzeiro
Cruzeiro 2×1 Athletico
Comentários