Clube

Professor da Escola Furacão lança livro sobre táticas do futebol

O professor da Sede Maringá da Escola Furacão do Clube Atlético Paranaense, Paulo Henrique Borges, 21 anos, lançou recentemente o livro "Comportamentos táticos defensivos no futebol relacionados ao sistema 1-4-4-2 em losango", publicado pelo "Editorial Acadêmica Española".

Atualmente, Paulo faz parte quadro de professores da Escola Furacão, mas este ano está em Portugal realizando estágio e estudos com o Professor José Guilherme, que, além de professor universitário, é treinador da equipe Sub-17 do FC Porto.

Segundo o autor, o livro é voltado para os profissionais do futebol. "Embora eu tenha me esforçado para ser didático e objetivo no texto, existem muitas questões abordadas que somente quem vive esse contexto conseguirá perceber as relações existentes", comenta.

Para Paulo Henrique, ligar a teoria com a prática é essencial para se tornar um treinador de sucesso. Este foi um dos motivos para escrever seu livro. "A motivação partiu de um somatório de fatores, algumas experiências práticas e também de estudos que venho desenvolvendo. Acredito que aliar conhecimentos teóricos e práticos é fundamental para quem almeja ser um profissional de sucesso".

O treinador da Escola Furacão desenvolveu as táticas de seu livro com a equipe Sub-15 do CERFUT de Maringá, em 2011. A equipe comandada por Paulo Henrique chegou a final do Campeonato Regional de Maringá. Ainda em 2011, Paulo foi preparador físico da equipe do Colorado Atlético Clube no Campeonato Paranaense Série C. "No Colorado havia a aplicação do 4-4-2 em losango e podíamos perceber alguns comportamentos explorados no livro, como coberturas intersetoriais e variantes defensivas".

Apesar do livro se tratar de táticas defensivas, Paulo não se considera retranqueiro. "Se eu for treinador da equipe que você torce, tiver a melhor defesa do campeonato e ganhar títulos, eu acredito que ninguém irá me chamar de retranqueiro", brinca o jovem treinador, que complementa. "Acredito que devemos defender bem para atacar melhor. O jogo de futebol possui vários momentos. Apenas resolvi escrever e sistematizar as ideias sobre um deles, que é a organização defensiva".

Autor do livro "O Universo Tático do Futebol – Escola Brasileira", o técnico Ricardo Drubscky elogiou a atitude e conhecimento do jovem treinador e deu um conselho para Paulo Borges. "Ele é um menino novo, estudioso, filosófico, tem ideias bem concretas e com apenas 21 anos. Só a partir dos 30 anos, que eu despertei para esse lado do estudo mesmo, de interagir com o conhecimento teórico para fazer a prática aparecer melhor. Então, ele, que começou muito mais cedo, com certeza vai chegar a um lugar mais alto do que eu, inteligente como é. Aconselho a continuar nessa linha e que não deixe nunca de praticar, ou seja, procurar mercado de trabalho".

Skip to content