Time

No dia em que completa 170 jogos em Brasileiros, Gustavo reencontra o Corinthians

Quando o assunto é Campeonato Brasileiro, o zagueiro Gustavo é um dos especialistas da equipe principal do Atlético Paranaense. Com esta edição de 2014, ele chega à marca de dez participações no currículo. Uma trajetória que começou antes mesmo da "Era dos Pontos Corridos" e que completa 170 partidas neste domingo (28), no duelo contra o Corinthians. Clube contra o qual fez a estreia dele como profissional, há quase 13 anos, também em um jogo válido pela principal competição do país.

"Foi um momento fantástico. Uma daquelas coisas que você nunca esquece", relembra o defensor, sobre aquele duelo de 30 de setembro de 2001, no estádio do Pacaembu. À época, Gustavo tinha 19 anos de idade e defendia o Guarani. "Tive a oportunidade de marcar um dos meus ídolos na época, que era o [atacante] Luizão", continua. "E o Corinthians, comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, tinha um grande time, cheio de estrelas e que havia conquistado recentemente o título mundial. Ganhamos aquele jogo por 3 a 0 e fiquei conhecido ainda como o 'zagueiro que anulou o Luizão'. Foi um marco muito importante na minha carreira que carrego até hoje", conta o atleticano, agora com 32 anos de idade.

Uma história que seguiu tão boa quanto o início. Daquele Guarani de 2001 para cá, Gustavo ainda passou por outros sete clubes [Goiás (2003), Ponte Preta (2004), Paraná Clube (2006), Palmeiras (2007 e 2008), Cruzeiro (2009), Botafogo (2011) e Portuguesa (2012)] antes de disputar a Série A do Brasileirão pelo Rubro-Negro. Nesse período, em três oportunidades [2006, 2008 e 2009] ajudou as equipes que defendia a chegar à Copa Libertadores. Nunca foi rebaixado à Série B.

"É uma competição que eu gosto de jogar", diz o defensor rubro-negro, que não deixou a motivação parar no tempo. "Eu me vejo com a mesma vontade de quanto tinha aqueles 19 anos. Hoje, ainda quero fazer cada vez mais e melhorar. Agradeço a cada clube por onde passei. E agradeço imensamente ao Atlético por essa oportunidade de estar aqui. Por isso, espero agora dentro de campo poder ajudar fazer o meu melhor sempre. Nesse período, pude aprender que o Brasileiro é uma competição em que você tem que pensar jogo a jogo. E no momento, é pensar no jogo de domingo. Pensar em fazer os três pontos", encerra.

Válida pela 25ª rodada, a partida deste domingo entre Atlético Paranaense e Corinthians começa às 16h, na Arena da Baixada. O Furacão começou o fim de semana na 13ª colocação, com 28 pontos ganhos. O Corinthians soma 40 pontos e ocupa a sexta posição. 

 

Image and video hosting by TinyPic

 

Um pouco dos 169 jogos do zagueiro Gustavo em Brasileiros

 

Estreia

30 de setembro de 2001, 

Corinthians 0x3 Guarani.

Local: Estádio Pacaembu, em São Paulo, pela 14ª rodada da fase de classificação do Brasileiro de 2001. 

Foi também a estreia de Gustavo como profissional. Atuou os 90 minutos e ficou famoso por "anular" o atacante Luizão, do Alvinegro Paulista. Naquele ano, o Furacão foi o campeão brasileiro.

 

Números

Dos 169 jogos que Gustavo disputou pelo Naconal, venceu 71 vezes. Foi titular em 162 partidas. O clube que mais defendeu na competição foi o Palmeiras [2007 e 2008], em 51 oportunidades, com 22 vitórias.   

 

Marcou seis gols nas dez edições que participou do Brasileirão. O primeiro deles foi em 2006, quando defendia o Paraná Clube, na vitória por 5 a 2 sobre a Ponte Preta, em Campinas. 

 

De olho no tempo

Gustavo estreou no Brasileirão aos 19 anos de idade. Treze anos depois, defende pela primeira vez o Atlético Paranaense. Se somarmos todos os minutos em que ele esteve em campo pela competição nos 169 jogos que fez, a conta chega a 14.311 minutos de jogo, o equivalente a 9,9 dias de bola rolando. 

 

Fotos: Gustavo Oliveira/Site Oficial

Skip to content