Time
Grupo experiente e entrosado pode ajudar o Furacão na Copa São Paulo, afirma Enrick
Um time de jovens, mas com experiência pouco comum até mesmo para muitos que já atuam em competições profissionais. Um diferencial que poderá ser favorável ao Atlético Paranaense na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2015. Assim avalia o meio-campo Enrick, que, ao lado dos companheiros, começa o torneio às 16h deste domingo (4), contra o São Caetano, no estádio Antônio Soares de Oliveira, em Guarulhos (SP).
“O nosso grupo é experiente e está bem entrosado”, comenta o jogador, de 18 anos de idade. “Felizmente, conseguimos vários títulos importantes que disputamos neste ano. Acredito que essa temporada de 2014 nos ensinou muito. Por isso, acho que vamos com uma boa experiência para esta Copa São Paulo”, avalia Enrick, prestes a acrescentar a terceira “Copinha” ao currículo dele. Em 2013, ficou no banco de reservas. Na de 2014, jogou em duas partidas. Em ambas as edições, atuou com jogadores, pelo menos, dois anos mais velhos que ele.
Veja também:
Os campeonatos internacionais têm ajudado a fazer a diferença na lapidação do time, aponta ainda o jovem atleta, que defende as equipes das Categorias de Formação do CAP desde os 15 anos de idade. Em 2014, foram cinco títulos no exterior que contaram com a ajuda do meio-campo. Três deles pelo CAP Sub-20 (Blue Stars da Fifa e Torneio de Altstätten, na Suíça, e Yokohama Cup, na Alemanha) e os dois pelo CAP Sub-18 (Eurofoot, na Bélgica, e Copa del Agatha, na Holanda). Agora, um desempenho parecido, no Brasil, pode ser o passo que falta para o caminho até as equipes profissionais no CAT do Caju.
“A Copa São Paulo é uma vitrine. É a competição mais importante da categoria aqui no Brasil”, afirma o atleta, que na temporada de 2014 fez 32 partidas oficiais com as equipes do Furacão. “Um torneio que todo mundo vê, desde o torcedor até o treinador do time principal. Vamos lá para buscar fazer história. Em todas as competições que disputamos, sempre entramos com o objetivo de ganhar. Então, vamos para mais essa com esse mesmo objetivo de nos apresentarmos bem em campo e buscar o título”, conclui.
Em 2015, a Copa São Paulo chega à 46ª edição. Será a 20ª vez que o Furacão participa do torneio. Desde a primeira vez, em 1973, até a última, em 2014, os atleticanos já disputaram 76 jogos – 37 vitórias, 20 empates e 19 derrotas; 165 gols a favor e 96 gols sofridos. Nesse período, foram finalistas em 2009 e alcançaram as semifinais duas vezes, em 2007 e 2012.