Clube
Dia do Goleiro: Atlético Paranaense parabeniza os defensores da meta rubro-negra
No dia 26 de abril é comemorado o Dia do Goleiro. Criada em 1986 pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol de São Paulo, a data virou referência para os goleiros de todo o Brasil. Com a dura responsabilidade de evitar a alegria da torcida adversária e barrar o momento mágico do futebol, o gol, eles têm o que muitos chamam de "profissão ingrata".
Mas, quando o trabalho é bem feito, tornam-se ídolos de seus clubes. No Furacão, a posição já foi ocupada por lendas como Alfredo Gottardi, o Caju, que é referência no clube e dá o nome ao CAT atleticano. Além da Majestade do Arco, como Caju ficou conhecido, o clube teve Antônio Alves dos Santos, o Laio, que participou da equipe do Furacão de 49.
Já na década de 70, contou com Altevir Salles, recordista de minutos sem sofrer gols no futebol paranaense [1066 minutos]. Nos anos 80, Roberto Costa, bicampeão paranaense em 1982 e 83, e nos anos 90, Ricardo Pinto, da equipe campeã brasileira de 1995. Nos últimos anos, o Atlético Paranaense revelou goleiros como Guilherme, atualmente no Lokomotiv Moscou e Neto, que defendeu a Seleção Brasileira e está na Fiorentina, da Itália.
Atualmente, Weverton, Santos, Alexandre Cajuru e Lucas Macanhan são os goleiros da equipe principal atleticana, que conta com a preparação de Luciano Oliveira Júnior.
Neste 26 de abril, dia especial para todos os arqueiros brasileiros, o Clube Atlético Paranaense parabeniza os goleiros do passado, do presente e do futuro, que trabalham diariamente no CAT do Caju. O Furacão deseja muitas conquistas, alegrias, saúde e sucesso aos arqueiros atleticanos.
Créditos: Gustavo Oliveira e Mauricio Mano/Site Oficial