Clube
Atlético Paranaense entrou em campo com alerta sobre o câncer de mama
O Rubro-Negro entrou em campo neste domingo (18), na partida diante do Corinthians, sem o escudo na camisa, em homenagem às vítimas do câncer de mama. A iniciativa, que ainda contou com uma faixa exibida na entrada das equipes em campo, integra as ações do Outubro Rosa, campanha mundial de alerta sobre a doença que mata mais de 14 mil mulheres anualmente. O convite partiu da Secretaria de Estado da Saúde.
A ação, chamada “Escudos pela Vida”, retirou o maior marco do Clube para homenagear as mulheres que perderam um símbolo de sua feminilidade para o câncer de mama e, ao mesmo tempo, alertar toda a sociedade sobre a importância da detecção precoce da doença através de exames preventivos.
Os torcedores que compareceram ao estádio atleticano também receberam um material informativo e um adesivo, para fazer o mesmo gesto dos jogadores e mostrar que apoiam a ação.
Segundo dados de 2014 do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, porém, se detectado na fase inicial as chances de cura são de mais de 90%. Estudos também apontam o Paraná como um dos estados com o maior índice de casos. No ano passado, foram 885 mortes em decorrência do câncer de mama e o Instituto estima mais de três mil novos casos no Estado em 2015.