Ligga Arena

Estádio Atlético Paranaense receberá iluminação especial em alusão ao “Setembro Amarelo”

O Clube Atlético Paranaense participará de mais uma campanha de conscientização. Nesta quinta-feira (1º), a casa do Rubro-Negro será iluminada de amarelo, em alusão ao "Setembro Amarelo".

Iniciado no Brasil pelo CVV [Centro de Valorização da Vida], CFM [Conselho Federal de Medicina] e ABP [Associação Brasileira de Psiquiatria], o "Setembro Amarelo" tem como objetivo chamar a atenção da população sobre a problemática do suicídio e estimular conversas sobre a questão. Mundialmente, o IASP [Associação Internacional para Prevenção do Suicídio] estimula a divulgação da causa, através do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, em 10 de setembro.

O suicídio é considerado um problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde [OMS]. No Brasil, uma pessoa morre a cada 45 minutos vítima de suicídio e ao menos outras 60 tentam tirar a própria vida todos os dias. O país está em oitavo lugar na América no número de suicídios por ano.

Mesmo com os números elevados, nove em cada dez suicídios podem ser evitados, por estarem relacionados a problemas de saúde mental, como depressão e transtornos de humor.

 

Estádio Atlético Paranaense no centro de ações de conscientização

Pelo segundo mês consecutivo, o estádio atleticano participa de ações de conscientização. Em agosto, a casa do Atlético Paranaense recebeu iluminação especial como parte do "Agosto Azul". Iniciativa do Governo do Estado do Paraná, a campanha busca o desenvolvimento de medidas que visem a integridade da saúde do homem.

Além do Estádio Atlético Paranaense, outros pontos de Curitiba receberão iluminação especial como parte do "Setembro Amarelo": a Capela Santa Maria, o Prédio Histórico da UPFR e a Torre da RPC. Durante todo o mês de setembro, outras ações da campanha estão programadas para a capital paranaense.
 

Centro de Valorização da Vida

O CVV, Centro de Valorização da Vida, é um programa que trabalha com base no apoio emocional, com o objetivo da prevenção ao suicídio. É feito por voluntários, que estão disponíveis 24 horas por dia. Foi fundado em 1962, em São Paulo.

Os mais de um milhão de atendimentos anuais do CVV são realizados por 2.200 voluntários, em 18 Estados e no Distrito Federal, pelo telefone 141 [24 horas], pessoalmente [em 72 postos de atendimento] ou através do site www.cvv.org.br.

Em Curitiba, o CVV atende há 34 anos. Em 2015, foram 26.345 ligações, totalmente sigilosas.

 

O slogan do "Setembro Amarelo" é "Falar é a melhor solução"! Portanto, é essencial valorizar a vida e, por consequência disso, prevenir o suicídio.

Skip to content