Time
Em Florianópolis, Rubro-Negro é superado pelo Figueirense
O Atlético Paranaense foi superado pelo Figueirense, na tarde desta quarta-feira (7), em encontro válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Lins marcou o gol do jogo em favor dos donos da casa no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC).
Com o resultado, o Rubro-Negro segue com 33 pontos ganhos na tabela de classificação, quatro a menos em relação ao grupo dos quatro melhores que hoje estariam classificados para a Copa Libertadores de 2017. Mais sete partidas completam a rodada do Nacional entre hoje (7) e amanhã (8).
O jogo
De um lado, um Atlético Paranaense com a bola e buscando encontrar os espaços para chegar ao gol adversário. Do outro, um Figueirense eficiente na marcação e que esperava por um contra-ataque.
E o time da casa abriu o placar aos quatro minutos. Jefferson tocou para Lins, que chutou de fora da área, no canto esquerdo do arqueiro Santos. Figueirense 1 a 0. As jogadas de bola parada dos anfitriões também incomodavam. Após uma delas, aos 47, Rafael Moura ficou com a sobra na pequena área, mas Paulo André tirou em cima da linha o disparo a gol.
Perigo pelo alto que o Furacão também levou ao gol adversário, em duas situações parecidas. Aos 16 minutos, Nicolas cobrou escanteio na cabeça do zagueiro Marcão. O camisa 45 subiu sozinho, mas não acertou o arremate e mandou para a linha de fundo. Aos 20 minutos, a dupla novamente entrou em ação. Após nova cobrança de escanteio do lateral, o defensor apareceu outra vez para o cabeceio. Desta vez, o gol só não saiu porque o goleiro Gatito Fernández fez grande defesa.
O segundo tempo veio, mas o Rubro-Negro ainda não conseguia os espaços necessários para as jogadas de ataque. Precisando da vitória para sair da zona do rebaixamento, o Figueirense pouco se atrevia a sair para frente. Preferia priorizar a marcação. Também esperava pelo passar do tempo para garantir o resultado construído no início do duelo. Nem mesmo as três alterações promovidas pelo técnico Paulo Autuori no setor ofensivo mudaram o panorama.
A principal chance atleticana neste período veio aos 18 minutos. André Lima tocou para Marcos Guilherme, que se infiltrava na grande área. A zaga conseguiu fazer o corte, mas a bola sobrou para Hernani. O volante chutou rasteiro e não conseguiu marcar.
Ficha técnica: Figueirense 1 x 0 Atlético Paranaense
23ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2016
Data: 07/09/2016, quarta-feira
Início: 16h
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (ESP, PB)
Assistentes: Luis Filipe Gonçalves Correa (CBF-1, PB) e Tomaz Diniz de Araújo (CBF-1, PB)
Público pagante: 5.744.
Público total: 6.126
Renda: R$ 84.840,00
Figueirense: Gatito Fernández; Ayrton, Nirley, Werley e Marquinhos Pedroso; Jackson Caucaia (Renato, aos 31min do 2ºT), Jefferson, Ferrugem e Dodô; Rafael Moura (Maurides, aos 11min do 2ºT) e Lins (Ermel, aos 25min do 2ºT).
Técnico: Tuca Guimarães
Gol: Lins, aos 4min do 1ºT (1×0).
Cartão amarelo: Ferrugem
Atlético Paranaense: Santos; Rafael Galhardo, Paulo André, Marcão e Nicolas; Otávio, Hernani, Pablo (Juninho, aos 33min do 2ºT), Lucas Fernandes (Luciano Cabral, aos 13min do 2ºT) e Luan (Marcos Guilherme, no intervalo); André Lima.
Técnico: Paulo Autuori
Cartões amarelos: Paulo André e Luan