Clube
FUNCAP e IPTRAN farão ações de conscientização em prol da paz no trânsito
O jogo contra o Flamengo, neste domingo (28), contará com diversas ações do movimento "Maio Amarelo", que busca combater a violência no trânsito. A iniciativa, do Instituto Paz no Trânsito [IPTRAN], conta com o apoio do Atlético Paranaense, através da FUNCAP.
Como parte das ações deste fim de semana, os jogadores do Atlético Paranaense entrarão em campo com camisetas do movimento. Uma faixa e um vídeo sobre o tema também serão exibidos para o público.
Depois da partida, o estádio atleticano será iluminado na cor amarela, que simboliza o "Maio Amarelo".
O movimento deste ano tem como tema a hashtag "#minhaescolhafazadiferença", que ressalta a importância de ações de prevenção de acidentes no trânsito, como a não ingestão de álcool antes de dirigir, não falar e/ou manusear o telefone celular ao dirigir e não usar substâncias ilícitas que possam tirar a atenção durante a direção.
A Assembleia Geral das Nações Unidas [ONU] editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a "Década de Ações para a Segurança no Trânsito". O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS [Organização Mundial da Saúde] que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito, em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.
Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 [passando para a quinta maior causa de mortalidade] e 2,4 milhões em 2030.
Sobre o IPTRAN
Fundado em 2010, o Instituto Paz no Trânsito é a única instituição no Brasil com atendimento de vítimas com sequelas decorrentes da violência no trânsito, familiares de vítimas fatais e infratores.
Além de desenvolver diversos programas de educação e conscientização para o trânsito, o IPTRAN possui vasta experiência no desenvolvimento e execução de ações em todos os níveis de compreensão, abrangendo os diversos temas ligados à segurança viária, inclusive ações voltadas ao público jovem.