Clube

Firme e forte

A derrota para o São Paulo frustrou uma expectativa, mas por certo não desanimou os atleticanos. Aliás, devido ao histórico, qualquer derrota para o tricolor paulista sempre frustra os atleticanos. Desanimar jamais. A derrota fez vibrar apenas, aqueles que não gostam das coisas rubro negras e os pessimistas de plantão, aqueles para os quais, nada serve.

O Furacão não vem cumprindo uma boa campanha nos últimos jogos, por uma série de fatores e circunstâncias. Porém, bem longe de se considerar, que o mesmo está afastado da briga pela vaga na Copa Libertadores da América. Vitórias contra Vasco e Fluminense principalmente, teriam tornado o caminho à competição continental bem menos tortuoso. As vitórias não vieram, e isto possibilitou que o Furacão fosse  ultrapassado por Botafogo e São Paulo, na tábua de classificação, mas não se afastando da disputa da vaga.

Não há porque desanimar, pois esse campeonato deixa bem claro, que qualquer pequena sequência de bons resultados, faz o time mudar radicalmente sua posição. E de se ver, que pelo perde-ganha que existe no certame, os líderes acabam não se distanciando. Por tais razões entendo que, se pensar em título é praticamente impossível, a briga pela vaga na Libertadores, seja por G-4, seja por G-3, ainda está em aberto. Os quatro(4) pontos que separam o Atlético do Botafogo, podem perfeitamente ser diluídos nas últimas rodadas. Ora, qualquer tropeço de quem está à frente, permite a aproximação de quem vem de trás. E foi isto que aconteceu com o Atlético. Ao não vencer Vasco e Fluminense principalmente, deu margem a que os outros clubes se aproximassem e o ultrapassassem. Mas se isto aconteceu com o Furacão, pode perfeitamente acontecer com os outros, como vem acontecendo em todo o certame. Não se pode esquecer que o Botafogo, que hoje está à frente do rubro negro, já foi pelo Atlético ultrapassado e agora retomou a posição, mas pode perfeitamente voltar a tropeçar.

Porém, é certo, que se o Furacão ainda aspira Libertadores, e ele aspira, precisa de forma inconteste, vencer ao jogo diante do Palmeiras na próxima quinta-feira. O jogo é na Arena, o Palmeiras é ainda um concorrente à vaga e doravante sim, pontos perdidos serão determinantes porque a partir desta rodada, restarão apenas cinco(5) partidas para o final do brasileiro. Um novo tropeço, poderá tornar a busca pela vaga na Libertadores, senão impossível, com certeza muito difícil.

Conscientes, jogadores atleticanos vão em busca da reabilitação depois da derrota para o São Paulo, uma reabilitação aliás, que dará novo ânimo, novo gás, para as partidas derradeiras. A própria combinação de resultados, pode abrir os caminhos novamente, para  que a vaga sonhada permaneça ao alcance. Mas vencer será indispensável. 

O treinador Sergio Soares continua com problemas para a formação do time, mas terá o retorno de alguns jogadores que não atuaram na semana passada. Jogando dentro de casa,  mesmo com algumas ausências, o Furacão permanece firme e forte na busca do objetivo. Não se pode desistir ou deixar de acreditar. Como se acreditou no ano passado, até o fim, que o time fugiria de um rebaixamento que parecia iminente, e mesmo nesta temporada, quando não se acreditava no time, agora não mais se fala em rebaixamento. Briga-se, critica-se, apenas pela busca das três quatro primeiras posições. A luta continua, e firme,  o Furacão, verdadeiro time de primeira divisão, mantém o objetivo, disputa a da parte de cima da tabela. Forte, vai disputar a vaga até a última rodada. E pode conseguir.

Celso Cordeiro
advcord@gmail.com
03.11.2010

Skip to content