Time

20 anos do Furacão das Américas!

Dia 21 de dezembro de 1999. Nesta data, há exatos 20 anos, nascia El Paranaense. Também conhecido como Furacão das Américas.

Foi lá no Mineirão, em um jogo contra o Cruzeiro… Diante de uma multidão azul e de algumas centenas de abnegados rubro-negros, o Athletico conquistou sua primeira vaga na Conmebol Libertadores.

E vencer a Seletiva foi muito mais do que isso. Pela primeira vez, o Athletico erguia um troféu conquistado em disputa contra grandes e gigantes do futebol brasileiro. Coritiba, Portuguesa, Internacional, São Paulo, Cruzeiro… Todos foram devastados pelo Furacão na trajetória que culminou naquela histórica tarde de terça-feira.

Era feriado em Belo Horizonte. A torcida da casa parecia desanimada após o primeiro jogo da decisão. Lucas tinha marcado todos os gols de uma acachapante vitória rubro-negra por 3 a 0, na novíssima Arena da Baixada. Mas o clube mineiro deu um jeito de ter casa cheia para tentar a volta por cima.

Com ingressos vendidos a um real para o público em geral e mais uma série de gratuidades, o Mineirão ficou repleto. O público pagante oficial foi de 32 mil pessoas. Havia pelo menos o dobro nas arquibancadas.

E quase escondido lá no meio, um grupo de malucos que viajou mais de mil quilômetros para viver um sonho. Para nós, era isso mesmo. Um sonho que se realizava diante de nossos olhos incrédulos.

Apenas quatro anos antes, o Athletico estava humilhado. Na segunda divisão, financeiramente quebrado, com estrutura precária. Sem saber o que fazer para seguir existindo. Agora, tínhamos o estádio mais moderno do país, brigávamos com os grandes na Série A… E estávamos ali, em um dos maiores palcos do futebol nacional, prestes a conquistar uma vaga na competição mais importante do continente.

Era inacreditável. Mas fomos forçados a acreditar quando Adriano, o nosso Gabiru, recebeu um belo passe de Sandoval e fuzilou a rede do Mineirão. Não dava mais para o Cruzeiro. Eles ainda viraram o jogo, mas o placar agregado ficou mesmo em 4 a 2 para o Furacão… das Américas! El Paranaense.

Cruzeiro 2 x 1 Athletico Paranaense
Seletiva da Libertadores – Final – Jogo de volta
Data: 21/12/1999
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Público pagante: 31.878
Público total: Não divulgado
Renda: R$ 42.177,00

Cruzeiro: André Döring; De la Cruz (Donizete Amorim), Marcelo Djian, Cris e Donizete Oliveira; Espínola (Paulo Isidoro), Ricardinho e Valdo; Alex Alves, Marcelo Ramos e Müller (Geovanni)
Técnico: Paulo Autuori
Gols: Alex Alves, aos 33’ do 1º e aos 31 do 2º tempo

Athletico Paranaense: Flávio; Alberto, Gustavo, Leonardo e Vanin; Fabiano (Marcos Vinícius), Axel, Adriano e Sandoval (Kleberson); Kelly e Lucas (Kléber)
Técnico: Vadão
Gol: Adriano, aos 29’ do 1º tempo

A campanha

Primeira fase
Portuguesa 3 x 1 Athletico
Athletico 2 x 0 Portuguesa

Oitavas de final
Coritiba 1 x 4 Athletico
Athletico 1 x 2 Coritiba

Quartas de final
Internacional 1 x 1 Athletico
Athletico 2 x 1 Internacional

Semifinal
Athletico 4 x 2 São Paulo
São Paulo 2 x 1 Athletico

Final
Athletico 3 x 0 Cruzeiro
Cruzeiro 2 x 1 Athletico

Comentários

Skip to content