Clube
CARBOIDRATOS, ALIADOS OU VILÕES?
Uma alimentação adequada visa manter saúde, preservar composição corporal, favorecer as vias metabólicas associadas à atividade física, armazenar energia na forma de glicogênio, retardar a fadiga, promover hipertrofia muscular, e quando necessária auxiliar na recuperação de lesões ou traumas eventualmente provocados pelos exercícios.
A fadiga no decorrer do exercício está associada principalmente à depleção das reservas de carboidrato, em particular do glicogênio muscular, que é utilizado rapidamente durante exercícios de alta intensidade.
Portanto, a disponibilidade inadequada do glicogênio muscular antes dos exercícios, e sua depleção durante, pode levar a fadiga mais rapidamente e limitar a habilidade em manter a alta intensidade nas atividades aeróbicas e anaeróbicas.
A ingestão adequada de carboidratos pré, durante e pós exercício, é fundamental para manter os níveis adequados de glicogênio muscular e hepático, a fim de influenciar positivamente o rendimento.
Outro ponto importante a ressaltar é que uma dieta adequada em carboidratos tem um efeito poupador de proteínas, portanto, uma dieta pobre em carboidratos poderá resultar em perda de massa magra. Cuidado com dietas baseadas exclusivamente em saladas e carnes!
A quantidade e tipo de carboidrato a ser consumido, deverão variar de acordo com fatores individuais tais como, modalidade esportiva praticada, tempo de exercício, composição corporal.
Sem dúvida, os carboidratos são as melhores escolhas para abastecer os músculos e promover uma boa saúde. Infelizmente mitos e confusões envolvendo os carboidratos, impedem as pessoas de equilibrar a dieta desportiva corretamente. Muitos conceitos errôneos ainda envolvem a ingestão de carboidratos com o ganho de peso.
O segredo está em escolher “bons” carboidratos, ou seja, aqueles com baixo teor de gordura, como os contidos em frutas, cereais, pães, massas.
Cristiane Carvalho
Nutricionista CAP
CRN 1137