Clube

Ainda sem obras, Castelão já tem data para reabrir

Palco da Copa de 2014 em Fortaleza, o estádio Castelão, principal arena do futebol cearense, fecha as portas para a reforma apenas em 31 de março. Mesmo assim, o governo do Ceará já marcou dia e mês para a reabertura: 13 de abril de 2013, a poucos meses da Copa das Confederações.

De acordo com o governo cearense, o contrato assinado entre o estado e o consórcio gestor do Castelão –formado pelas empresas Galvão Engenharia, Serveng e BWA– prevê até multa caso o prazo de entrega não seja cumprido.

No entanto, segundo o engenheiro civil Mário Elízio, que administrou o estádio entre 2003 e 2005, o prazo para a conclusão das obras é bastante apertado, o que pode comprometer as ambições de Fortaleza.

“Acho que o estádio será entregue em meados de maio, pois a obra é bastante complexa”, afirma Elízio, para quem o Castelão não ficará pronto a tempo da Copa das Confederações, evento que testa a infraestrutura para o Mundial.

Obras externas
Enquanto as portas do principal estádio cearense continuam abertas para o campeonato estadual, o consórcio vencedor da licitação dá andamento a obras externas, que começaram em dezembro de 2010.

Do lado de fora do estádio estão sendo construídos o novo edifício da Secretaria de Esportes do Ceará e um estacionamento coberto, com capacidade para 1.750 veículos.

No total, as obras estão orçadas em R$ 518,6 milhões. A reforma acontece através de uma Parceria Público-Privada (PPP) que inclui a operação do estádio por oito anos.

Festa de abertura e semifinal
Além da Copa das Confederações, o governo do Ceará acredita que Fortaleza terá condições para sediar uma das semifinais do Mundial, já que a arena terá capacidade para 67.037 espectadores, acima do exigido pela Fifa para a partida.

Em relatório oficial, a Fifa afirmou que o projeto do Castelão está apto para as semifinais, tanto em relação aos espaços quanto à qualificação das áreas, especialmente de atletas, hospitalidade, vip e imprensa.

“Nós já oficiamos a Fifa sobre o nosso desejo de fazer a festa de abertura da Copa e uma das semifinais. Acreditamos que nosso dever de casa está adiantado”, disse o secretário da Copa do Ceará, Ferruccio Feitosa.

Projeto
Entre os principais pontos da reforma está a aproximação das cadeiras inferiores ao gramado, que estarão a 21 metros de distância. Haverá também mudanças nas cabines de imprensa, camarotes, vestiários e túneis de acesso ao campo.

Outro elemento é a coberta, que protegerá 100% da torcida e ajudará a melhorar a qualidade da imagem das transmissões televisivas. Além disso, serão construídos restaurante, centro de mídia, lounge e área vip.

Skip to content