Clube

Arena Amazônia entra em nova fase de obras

Tem início em abril uma nova fase de obras da Arena Amazônia, em Manaus. Faltam poucos dias para começarem a ser executadas as estruturas de concreto da arquibancada inferior do lado leste do estádio, próximo à avenida Constantino Nery, informa a construtora Andrade Gutierrez.

Para essa fase, a responsável pela execução da obra anuncia já ter fabricado 31 peças pré-moldadas de concreto das arquibancadas. Ao todo, serão 2,5 mil peças, com degraus de altura variável entre 30 e 37 centímetros.

Nesta semana, também como preparativo para a etapa seguinte de obras, começam a ser produzidas as vigas inclinadas que darão sustentação aos degraus da nova arena. Serão necessárias até 108 vigas, cada uma composta de três peças iguais pré-moldadas de concreto.

Estágio atual

A construção da Arena Amazônia encontra-se hoje na fase de terraplenagem (quase finalizada) e fundações. A movimentação de solo para nivelamento do campo (terraplenagem) e execução das arquibancadas hoje se concentra do lado oeste da obra (próximo ao Sambódromo). A previsão é de que esta parte seja concluída em abril.

Já do lado leste da arena, o trabalho de fundações avança, com a execução das estacas tipo hélice contínua e os blocos de fundação. No lado oeste, o início deste serviço está previsto para o próximo mês.

Na foto que mostra a terraplenagem na Arena da Amazônia, o terreno que aparece atrás do ginásio poliesportivo Arena Amadeu Teixeira (à dir.) é a área de britagem dos resíduos da demolição do antigo estádio Vivaldo Lima.

Arquibancadas

Atualmente, são produzidas duas peças pré-moldadas da arquibancada por dia, e a previsão é que esse número aumente para dez no mês de maio, quando a produção deverá ser intensificada por conta da execução da arquibancada inferior do lado leste, que começa em abril.

Skip to content