Clube

Fifa e Uefa suspendem Bósnia de competições internacionais

A Federação Bósnia de Futebol (NSBIH) foi suspensa nesta sexta-feira até nova ordem por Fifa e Uefa, que alegam que a instituição não adotou um estatuto de acordo com as recomendações. Assim, seleção e clubes do país não podem disputar partidas internacionais.

"Esta decisão foi considerada necessária em consequência da recusa da assembleia geral da NSBIH de adotar os estatutos de acordo com as recomendações da Fifa e da Uefa. Os comitês executivos da Fifa (em 28 de outubro de 2010) e da Uefa (em 4 de outubro de 2010) pediram à NSBIH que adaptasse seus estatutos às exigências mínimas da Fifa e da Uefa, no mais tardar até 31 de março de 2011. Em caso contrário seria automaticaente suspensa", diz o comunicado oficial.

Fifa e Uefa exigem que a NSBIH seja dirigida por apenas um presidente e não por uma presidência composta por três pessoas, sobre bases étnicas, por um croata, um muçulmano e um sérvio, assim como acontece com o governo bósnio.

A seleção da Bósnia está em quarto lugar do Grupo D das eliminatórias da Eurocopa de 2012 com sete pontos, atrás de França (12), Bielorrússia e Albânia, que somam oito. O próximo jogo seria contra a Romênia (cinco, em quinto) no dia 3 de junho, fora de casa. O técnico Safet Susic criticou duramente a diração da NSBIH após a suspensão de Fifa e Uefa e pediu por decisões.

– Acho que a Uefa deveria impor uma solução. Essas pessoas são incapazes de comandar a NSBIH de forma apropriada, apesar que esta situação é resultado de ordens políticas. Proibir jogadores de atuarem em grandes campeonatos é a mesma coisa que mandar inocentes para a prisão – disse o treinador.

Skip to content