Clube
Castelão fecha os portões para obras da Copa
O torcedor cearense, ou pelo menos o torcedor do Ceará se despediu com festa do Estádio Plácido Aderaldo Castelo. Após o jogo em que o Vôzão Cearense venceu o Brasiliense por 2 a 1 e se classificou para as oitavas-de-final da Copa do Brasil, o Castelão finalmente fechou para a reforma na parte interna.
E antes mesmo do fechamento oficial, as cadeiras inferiores do Castelão começaram a ser removidas e já no início da tarde da última quinta-feira (31) máquinas já trabalham em ritmo intenso para agilizar a reforma e ampliação do estádio para a Copa do Mundo de 2014.
Agora, os clubes cearenses só pisarão no estádio após a Copa do Mundo de 2014, pois mesmo depois de pronto o estádio só será utilizado para eventos oficiais da Fifa, como amistosos preparatórios para a Copa ou até mesmo para a Copa das Confederações, em 2013. “É de interesse do governo do Ceará sediar a Copa das Confederações. Trata-se de uma competição preparatória para a Copa do Mundo”, afirmou o Secretário Especial da Copa do Ceará, Ferruccio Feitosa.
O projeto do Castelão foi concebido a partir de visitas a diversos estádios no Brasil e na África do Sul, de acordo com Hector Vigliecca, cooordenador do projeto. “O Castelão não deixará a dever a nenhum estádio internacional”, garante o arquiteto.
Detalhes da obra
Estão previstos investimentos de aproximadamente R$ 518 milhões para a reforma, ampliação e modernização do estádio Castelão, que acontecerá através de uma parceria público-privada entre o governo do Ceará e o Consórcio Arena Multiuso Castelão, formado pelas empresas Galvão Engenharia, Serveng Civilsan e BWA Tecnologia de Informação.
Entre os principais pontos do projeto está a aproximação da área que separa o acesso dos torcedores sentados nas cadeiras inferiores do gramado. Com a reforma, essa distância cairá dos atuais 40 para 21m. Também serão realizadas mudanças nas cabines de imprensa, camarotes, vestiários, túneis de acesso ao campo, e nas cadeiras do estádio, que serão retráteis, entre outros pontos. Além disso, o estádio contará com um novo estacionamento para 1.750 veículos.
Outro destaque é a cobertura que protegerá 100% dos torcedores de sol e chuva e irá ajudar substancialmente a qualidade da imagem das transmissões televisivas. Além disso, serão construídos um restaurante, centro de mídia, área de hospitalidade, lounge e área vip. Todas as mudanças atendem às exigências do caderno de encargos da Fifa.
As obras começaram no dia 13 de dezembro de 2010, na parte externa, com a construção do novo prédio da Secretaria de Esportes e da primeira etapa do estacionamento.
Maio de 2013
Agora, com as obras na parte interna, a previsão é de que os trabalhos andem em ritmo acelerado até maio de 2013. De acordo com o governador Cid Gomes, o Ceará está cumprindo o cronograma estabelecido pela matriz de responsabilidades da Fifa. “Estamos cumprindo o nosso cronograma. “Todas as ações do estado visando à Copa do Mundo estarão concluídas em maio de 2013”.
Copa das Confederações e abertura festiva
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, alertou que, se os preparativos brasileiros não se acelerarem de forma significativa, "corre-se o risco de que nem Rio de Janeiro ou São Paulo possam organizar partidas", já que não haverá estádios adequados para recebê-las.
Assim, com o Castelão concluído em maio de 2013, além dos projetos de mobilidade urbana, como o VLT, Fortaleza estará credenciada para sediar a Copa das Confederações. “Além da Copa das Confederações, nós queremos ainda sediar a abertura festiva da Copa do Mundo (a festa antes da partida de abertura da Copa)”, declarou Cid Gomes.