Clube
Japão confirma que não participará da Copa América
A Federação de Futebol do Japão confirmou nesta segunda-feira à Conmebol que sua seleção não participará da Copa América da Argentina devido à situação pela qual passa o país asiático após o terremoto do dia 11 de março.
O principal dirigente da entidade, Junji Ogura, anunciou a decisão a Nicolás Leoz, presidente da Conmebol, durante uma reunião na sede da confederação sul-americana, em Luque, município próximo a Assunção (Paraguai).
O Japão estava no grupo A da primeira fase do torneio, que será disputado entre os dias 1º e 24 de julho, junto com Colômbia, Bolívia e Argentina.
Ogura afirmou a Leoz que os japoneses decidiram não participar como o fazem habitualmente na condição de convidados por causa da grave situação pela qual atravessa o Japão, disseram à Agência Efe porta-vozes da Conmebol.
O dirigente, que alegou que a prioridade é cooperar com a reconstrução de seu país, reconheceu, além disso, que há enormes dificuldades para contar com jogadores que atuam em equipes europeias.
Por sua vez, Leoz lamentou a notícia, mas garantiu compreender a decisão, que segundo ele "não afetará as cordiais relações com a Federação de Futebol do Japão". Além disso, o dirigente disse que analisará a possibilidade de convidar uma seleção para substituir a japonesa.