Clube
Conmebol faz novo convite para o Japão participar da Copa América
O comitê organizador da Copa América se reuniu com o presidente da Federação Japonesa de Futebol (JFA), nesta terça-feira, e reiterou o desejo de contar com a presença do seleção asiática em julho, quando o torneio será disputado na Argentina. Os japoneses pediram dez dias para responder. O Japão iria disputar o torneio sul-americano por ter vencido a Copa da Ásia, em janeiro, no Irã, mas desistiu após os incidentes que arrasaram o país há cerca de um mês.
– Entendemos os motivos para a renúncia, mas queremos especialmente que o Japão participe da Copa América. É um tema de fraternidade entre as associações e por isso insistimos em sua presença. Nos colocamos à disposição para o que precisarem e esperamos ter uma resposta afirmativa – afirmou José Luis Meiszner, membro do comitê, em reunião que também contou com membros da Traffic, empresa detentora dos direitos televisivos da competição.
O presidente da Federação Japonesa retornará a seu país para comunicar o novo convite aos membros de seu comitê executivo e dará a resposta em dez dias. Eduardo Deluca, secretário geral da Conmebol, havia manifestado que a Costa Rica é o candidato mais firme para ocupar o lugar do Japão. Espanha, Honduras e Estados Unidos também apareciam na lista de possíveis substitutos.