Clube
Ceará antecipa entrega do Castelão para dezembro de 2012
Com as obras na parte interna do Castelão em andamento há uma semana, o governo do Ceará afirmou ontem (6) que pretende entregar o estádio 95% concluído em dezembro de 2012, cerca de seis meses antes da Copa das Confederações.
O secretário estadual da Copa, Ferruccio Feitosa, apresentou nesta quarta-feira o cronograma das obras, que será dividida em quatro fases. As três primeiras começaram em dezembro passado, com a construção de estacionamento coberto para 1.750 veículos e do novo prédio da Secretaria estadual de Esporte.
A quarta envolve diretamente o Castelão. Teve início em 31 de março, com as demolições internas, que serão feitas de forma mecânica. A implosão do local onde funcionará o prédio central ocorrerá em junho. Para isso, técnicos dos EUA estão chegando à Fortaleza para realizar o estudo e a simulação do processo.
Do lado de fora, as primeiras fases da obra seguem o cronograma. No local, foi montada uma unidade industrial de pré-moldados de concreto para a fabricação das vigas, pilares e lajes. Além disso, também teve início a terraplanagem da área de hospitalidade, onde serão montadas as tendas dos patrocinadores da Fifa durante o Mundial.
Segundo Feitosa, o consórcio e a secretaria da Copa poderão acompanhar as obras em tempo real por meio de um software que indica possíveis problemas e pode indicar soluções com antecedência.
Em setembro a Fifa fará a primeira fiscalização da obra e, em dezembro de 2012, fará a segunda vistoria. “Com o avanço das obras do Castelão, o estádio se credencia para receber a Copa das Confederações em 2013”, disse Feitosa.
Incluindo as intervenções internas, externas e a operação do estádio por oito anos, o Castelão custará R$ 518,6 milhões aos cofres públicos.
Qualificação e selo verde
Segundo o governo, 400 pessoas trabalham nas obras do Castelão, todas moradoras das imediações do estádio. No canteiro, é promovido curso de capacitação para carpinteiro, ferreiro e pedreiro, com a intenção de utilizar a mão de obra dos alunos depois de formados.
Para atender às exigências da Fifa para os estádios da Copa de 2014, a obra do Castelão adota princípios de construção sustentável. O objetivo é receber a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).
Ao fim da demolição interna, o material será reciclado e utilizado na pavimentação do estacionamento da obra.