Clube

Juniores: Atlético estreia com derrota no Campeonato Brasileiro Sub-20

O Atlético Paranaense estreou com derrota no Campeonato Brasileiro Sub-20, disputado na cidade de Alvorada, município do Rio Grande do Sul. Com um jogador a menos durante boa parte do segundo tempo, o Furacão, do técnico Sandro Forner, foi valente, lutou, mas acabou derrotado por 2 a 1 pelo Palmeiras, no estádio Morada dos Quero-queros.

O resultado deixou o time atleticano na terceira posição do Grupo 1. O Fluminense, que bateu o Ceará por 3 a 1, também nesta terça-feira, lidera o grupo com três pontos ganhos, seguido pelo Palmeiras. O grupo ainda conta com a presença do América-MG, que folgou na 1º rodada.

Na próxima rodada, o Atlético Sub-20 encara o Coelho, às 15h30, na quinta-feira. No mesmo dia, o Palmeiras enfrenta o Fluminense, às 17h30.

Primeiro tempo

Os primeiros dez minutos de jogo foram controlados pela equipe do técnico Sandro Forner. Com maior posse de bola, o Atlético apostava na velocidade do seu meio-campo e na categoria do atacante Pablo, que já atuou no time profissional rubro-negro.

Entretanto, apesar do bom início, foi o adversário que abriu o placar no estádio Morada dos Quero-queros. Aos 14 minutos, após bola cruzada do lado esquerdo, Patrick Vieira, o camisa 10 da equipe paulista, aproveitou passe de cabeça e completou, também de cabeça, para o fundo das redes do goleiro Hugo, do Furacão.

O empate atleticano quase aconteceu no minuto seguinte. O volante Junior Murici apareceu como homem surpresa dentro da área, tirou a bola do goleiro palmeirense, mas a bola saiu caprichosamente pelo lado direito do gol adversário, tirando tinta da trave.

Atrás do marcador, o time paranaense tentava trabalhar a bola no campo de ataque, mas o Palmeiras, bem postado no campo de defesa, dificultava a vida do time atleticano.

Com a vantagem no placar, o time paulista tentava manter a posse de bola, porém, não conseguia assustar a meta de Hugo. Somente aos 31 minutos da etapa inicial, após cruzamento da direita Jean Carlos, de dentro da área, fez o arqueiro rubro-negro trabalhar e evitar o segundo gol alviverde na partida.

Sete minutos depois, o meia Jean Carlos, do Palmeiras, forçou o goleiro atleticano a trabalhar mais uma vez. De fora da área, o jovem atacante da equipe paulista chutou forte, e Hugo se esticou todo e espalmou a bola para a linha de fundo.

Segundo tempo

Em desvantagem no placar, o técnico do Atlético, Sandro Forner, resolveu mexer na equipe. Dennis, atacante campeão da Série D do Brasileirão com o Tupi, entrou no lugar do volante Junior Murici.

A alteração deixou o CAP mais ofensivo e quase deu resultado logo aos três minutos da etapa final. Tomas cobrou falta dentro da área, Cléberson, no segundo pau, desviou de cabeça, e Pablo, por muito pouco, não completa para o gol.

No lance seguinte, Renato recebeu na área, fintou o zagueiro palmeirense e chutou. A bola bateu na zaga adversária e explodiu na trave. Quase o empate rubro-negro.

Com o completo domínio das ações no segundo tempo, o Atlético pressionava o Palmeiras e o gol era apenas questão de tempo. Até que aos 11 minutos, depois de bonita jogada ofensiva da equipe atleticana, a bola sobrou para o atacante Dennis, que dentro da área estufou o gol do arqueiro Walter.

O empate, no entanto, mal pode ser comemorado. Um minuto após o gol de empate, Diego Souza, meia do Palmeiras, recebeu na esquerda e chutou cruzado, sem chances para o goleiro Hugo. Equipe do Palestra Itália novamente à frente do placar.

A situação atleticana ficou ainda mais complicada aos 19 minutos do segundo tempo. Cléberson, volante do CAP, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso da partida.

Apesar do homem a menos em campo, o Furacão era valente e persistia em busca do gol de empate. Aos 31 minutos, a equipe rubro-negro, após cobrança de falta, por pouco não igualou o marcador na cidade de Alvorada. Nove minutos mais tarde, novamente o Furacão no campo de ataque. Bruno Rosseto recebeu dentro da área e chutou cruzado. Walter, arqueiro palmeirense, fez excelente defesa e evitou o segundo gol rubro-negro.

Mesmo com o bom futebol apresentado, principalmente na etapa final, o Atlético não conseguiu furar o sistema defensivo palmeirense e estreou com derrota no Campeonato Brasileiro Sub-20. Final de jogo no Estádio Morada dos Quero-queros: Atlético 1 x 2 Palmeiras

FICHA TÉCNICA

Campeonato Brasileiro Sub-20 – Primeira Fase – Grupo 1 –  1ª rodada

Atlético Paranaense 1 x 2 Palmeiras

CAP: Hugo; João Antonio, Diego Bairo (Bruno Rosseto 18’/2ºT), Bruno Pires, Tomas; Cléberson, Renato, Junior Murici (Dennis, intervalo), Guilherme, Harrison; Pablo (Ronald 24’/2ºT).
Técnico: Sandro Forner

PALMEIRAS: Walter; Bruno Oliveira (Rafael Nunes 13’/2ºT), Kleber, Douglas, Vitor Luís; Léo Cruz (Guilherme 43’/2ºT), Renato Augusto, Diego Souza, Jean Carlos (Matheus 36’/2º T), Patrick Vieira (Cleysson 47’/2ºT); João Daniel (Ícaro 21’/2ºT)
Técnico: Helio Chicchinato Junior

Data: 06/12/2011
Local: Morada dos Quero-queros – Alvorada (RS)
Árbitro: Márcio Cristiano Brum Coruja
Auxiliares:  Maurício Coelho Silva Penna e Max Augusto Guimarães Vioni
Cartões amarelos: Cléberson (CAP); Léo Cruz, Kleber (PAL)
Cartões vermelho: Cléberson
Gol: Patrick Vieira 14’/1ºT (0-1), Dennis 11’/2ºT (1-1), Diego Souza 12’/2ºT (1-2)

Skip to content