Clube
Juan Ramon Carrasco fala ao Site Oficial
Confira abaixo a entrevista com o treinador atleticano.
Primeiros passos da Filosofia do CAPGIGANTE!
Clique aqui e conheça os profissionais que estarão à frente da direção geral e do futebol profissional do Furacão na próxima temporada!
Como foi a negociação com o Atlético e por que escolheu o clube para trabalhar na temporada 2012?
Juan Ramon Carrasco – Antes de me reunir com o presidente, eu tinha três ou quatro possibilidades de trabalho. Mas ficamos reunidos durante um dia inteiro com meu representante e o presidente Petraglia e fiquei impressionado com o projeto que ele tem para o clube. É um projeto muito importante no futebol brasileiro. Penso que será no Atlético Paranaense que vou colocar em prática aquilo que acredito que seja o bom futebol. O presidente fala com muita segurança sobre o futuro do clube e os desafios me atraem. É uma nova cultura e espero fazer o melhor dentro da área que me cabe. Sei que esse não é um momento fácil para o Atlético Paranaense, porque acaba de ser rebaixado para a Segunda Divisão. Mas espero colocar meu estilo de trabalho em prática e com um bom comando, podemos levar o clube novamente à Primeira.
O que os torcedores podem esperar da nova equipe do Atlético Paranaense?
Juan Ramon Carrasco – Eu gosto do jogo de equipe, este é o meu estilo. Gosto de treinar a equipe de tal forma que a transmissão das jogadas seja compreendida e que as mesmas se tornem automáticas. Ou seja, treinar para que os jogadores que entrem em campo saibam o que fazer e aqueles que substituam a outros também saibam.
Quais são as informações que você possui do elenco?
Juan Ramon Carrasco – Estou recebendo informações sobre a equipe de vários lados. Assim que eu chegar ao clube e iniciar o trabalho, vou ver qual o estilo de cada jogador, o trato e o domínio de bola de cada um e como eles se aplicam ao sistema de jogo. Necessitarei de tempo para fazer uma avaliação, mas esta avaliação será completa no dia a dia, na relação direta com os jogadores. A pré-temporada é fundamental para o nosso trabalho. Vamos avaliar também as condições de saúde e físicas dos atletas. Como em todas as equipes, teremos jogadores que têm mais facilidade de trato com a bola e outros que se aplicam mais ao sistema de jogo. É importante que tenhamos jogadores de todos os estilos para haver um equilíbrio e termos uma equipe completa. O que importa para mim é ter uma equipe que jogue igual dentro e fora de casa. Um jogador que rende nota 8 dentro de casa, em uma escala de 0 a 10, tem que render 8 como visitante também. O que peço é muito trabalho.
Qual a sua opinião sobre o futebol brasileiro? Você acredita que terá dificuldades de adaptação?
Juan Ramon Carrasco – Como jogador eu trabalhei no Brasil, no México, em vários países. Isso significa que tive muitos técnicos por onde passei. De cada lugar aprendi um pouco. Como técnico da Seleção do Uruguai, enfrentei o Brasil nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006 e empatamos em 3 a 3. Conheço muito o futebol do Brasil, afinal, quem não conhece? Quem trabalha com o esporte tem a obrigação de conhecer. Minha pretensão é poder agregar a minha cota pessoal a esse futebol tão bonito. Mas é claro que isso somente acontecerá com o apoio dos jogadores que vão me acompanhar.
Qual o estilo de jogo que você gosta de colocar à sua equipe?
Juan Ramon Carrasco – Gosto muito do jogo ofensivo, mas com equilíbrio. A defesa tem de estar bem postada para permitir que a equipe vá com segurança ao gol adversário. Sei que o estilo de jogo do Atlético Paranaense é este. O que mais me chamou a atenção foram os poucos gols na temporada passada. Vou aplicar algum tipo de treinamento específico para dar mais capacidade goleadora à equipe. Temos de estar mais na área do goleiro rival.
Como você se sente por ser um estrangeiro a assumir um clube brasileiro?
Juan Ramon Carrasco – Fico muito orgulhoso de ter sido escolhido para o Atlético Paranaense e pelo clube estar abrindo as portas do futebol brasileiro para mim, que sabemos que é um futebol muito difícil de entrar. O presidente é um homem que tem visão de futuro, que sabe o que é uma empresa, conhece futebol e o esporte. Ele nos escolheu e tenho muito orgulho disso. Vamos trabalhar para corresponder estas expectativas do clube e dos torcedores. Peço tempo, porque repito, não vou depender da individualidade dos jogadores, mas do grupo, da equipe. Vou trabalhar muito para que eles não errem e que se sintam respaldados pela comissão técnica. Vamos trabalhar em conjunto.
Deixe sua mensagem para os torcedores:
Juan Ramon Carrasco – Eu prometo aos torcedores um futebol ofensivo, bem jogado em que a nossa equipe estará na área adversária muitas vezes durante os 90 minutos. Prometo um bom futebol e espero que eu possa cumprir tudo. Desejo um feliz ano novo e que façamos um bom campeonato para chegar à Primeira Divisão.