Clube
Holandês quer Messi como ‘cobaia’ para estudo do cérebro humano
Os dribles, gols e jogadas sensacionais de Lionel Messi não interessam apenas aos fãs de futebol. O mundo da ciência também está de olho no melhor do mundo. Por suas características, o funcionamento do cérebro do argentino é objeto de estudo do médico holandês Pieter Medendorp, da Universidade de Radboud de Nimega.
A ideia de Pieter, que recebeu € 1,5 milhão da Organização de Investigação Científica dos Países Baixos para realizar o projeto, é conhecer como o cérebro humano toma decisões em frações de segundo.
– O cérebro é uma máquina de probabilidades. Messi decide se corre, salta ou chuta em um instante e queremos averiguar como ele faz isso. O que o faz optar por uma coisa e não por outra – disse o médico em entrevista ao jornal catalão “Sport”.
A pesquisa também tentará descobrir como o craque percebe seus marcadores.
– Todo mundo toma decisões inconscientes, principalmente quando está em movimento. Produzimos uma combinação de imagens, forças e sons. No campo, Messi sabe onde se encontram os demais jogadores e, neste momento, decide como se livrar de um adversário, qual pé utilizar e o que fazer com a bola – acrescentou.