Clube

Primeiro adversário da seleção brasileira, time da 3ª divisão inglesa sonha com jogo histórico em 20

Brasil x Exeter City. Não é bem esse o jogo que a seleção sonha em fazer em 2014, quando disputará a Copa do Mundo dentro de casa. Mas este rival da terceira divisão do Campeonato Inglesa pode realizar uma partida histórica com a equipe brasileira no ano do Mundial.

Pelo menos este é o sonho dos dirigentes do Exeter, primeiro adversário da história da seleção. Representantes do clube da Inglaterra estão no Rio de Janeiro para negociar a disputa de um amistoso no qual seria comemorado o centenário do longevo confronto que iniciou a trajetória de sucesso do time pentacampeão do mundo.

Exeter City e Brasil enfrentaram-se no dia 20 de agosto de 1914, na casa do Fluminense, o Estádio das Laranjeiras, no Rio. Portanto, em 2014, ano da Copa do Mundo do Brasil, as equipes se reencontrariam no aniversário de 100 anos daquele jogo.

Dois dirigentes do Exeter viajaram ao Brasil para conversar sobre a possibilidade do confronto e foram recebidos pelo presidente do Fluminense, Peter Siemsem, nesta segunda-feira. Os estrangeiros se emocionaram ao conhecer o campo da histórica partida e ao ver a bola daquele jogo, até hoje mantida pelo Tricolor na sede do clube.

Hoje um time modesto, na época o Exeter participava da extinta Southern League, que reunia os principais clubes da Inglaterra. Convidado para uma turnê na Argentina, a equipe europeia parou no Brasil no caminho e marcou dois jogos: um deles contra um combinado do Rio de Janeiro e o outro, o fatídico duelo com a seleção brasileira. Na volta à Europa, os ingleses tiveram problemas para chegar ao país-natal por conta da Primeira Guerra Mundial, que havia acabado de começar. As atividades do clube ficaram suspensas por alguns anos.

Em contato com o ESPN.com.br, Bruce Henderson, diretor de negócios do time inglês presente no Brasil, manifestou a empolgação com a possibilidade de reencontrar a seleção brasileira. “Sim, estamos otimistas, por que esta é uma história única. Seria uma celebração incrível para o ano da Copa: o Brasil relembrando suas origens, suas raízes. É uma história que chamaria a atenção do mundo. Uma história de romance.”

O encontro com dirigentes do Fluminense foi rápido e, segundo a diretoria do Flu, a ideia do amistoso não foi discutida. Ainda assim, o clube confirma que existe a possibilidade de fazer um novo jogo. Ainda nesta semana, os ingleses vão se reunir com representantes da CBF. O Exeter já enfrentou um time master do Brasi,l em 2004, ano do centenário do clube e uma nova partida contra veteranos também não está descartada.

"Estamos no início de 2012 e está um pouco distante para planejar o calendário em 2014. É claro que tem interesse e será um ano de festa. Mas tem que ser avaliado com muita calma por que é um ano de Copa do Mundo. Tem que celebrar e ao mesmo tempo diminuir o ritmo de festa. É preciso ver quando seria feito, se no primeiro semestre, que seria mais provável, ou no segundo”, disse o assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva.

Skip to content