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Dicas para fazer o dia render mais
Organize o dia como você organiza o armário
Foto: Getty Images
É segunda-feira de manhã e você já tem todo o seu dia programado: chegar cedo ao trabalho, ir à academia, encontrar as amigas para jantar, pegar um cineminha com o namorado. Mas você mal levanta da cama e vê o seu plano brilhante ir por água abaixo: a roupa incrível que queria usar está amassada, o trânsito está um caos, sua caixa de e-mails está lotada e o Facebook parece bem mais interessante do que o relatório que precisa ser entregue até as 18 horas. Quando se dá conta, o dia acabou – e você mal saiu do lugar.
Ok, todas nós já passamos por isso. E a sensação de que 24 horas não são suficientes é constante. "Organize o dia como você organiza o armário", sugere Julie Morgenstern, autora do livro Never Check E-mail in the Morning (inédito no Brasil). "Um armário tem espaço limitado e, dependendo de como você o arruma, vão caber mais ou menos coisas. O mesmo acontece com o seu dia. Há um tempo para cumprir as tarefas, mas, quanto melhor você distribuí-lo, mais conseguirá fazer." Siga as dicas dos especialistas para ganhar mais horas no dia e parar o relógio!
Siga a regra do dois (+ 45 minutos)
Antes de levantar da cama, decida quais serão as duas principais atividades do dia: uma relacionada ao trabalho, como arrasar numa reunião, e outra pessoal, como ir à academia. Planeje todo o resto em torno delas. "Priorize as atividades que mais vão agregar valor à sua vida a médio e longo prazo", sugere Liamar Fernandes, coach executivo da Sociedade Brasileira de Coaching. "Para começar bem o ano, aponte as duas prioridades da semana, do mês e, por fim, do ano. Fica mais fácil se organizar – e chegar mais longe. O segredo é ter disciplina. E isso não significa rigidez. Disciplina é não aceitar aquelas justificativas que a gente vive dando a si mesma, como dar um bolo no seu personal trainer só porque está chovendo.
Aproveite melhor as manhãs (+ 1 hora e meia)
Para a maioria das pessoas, as primeiras duas horas do expediente funcionam como um aquecimento – momento para atualizar as redes sociais e ler as notícias. Experimente chegar 30 minutos antes para adiantar as tarefas. Segundo pesquisa da consultoria Basex, dos Estados Unidos, a maioria das pessoas demora entre dez e 20 vezes o tempo da interrupção para conseguir se concentrar novamente. E, quando nos livramos das distrações, o nosso rendimento triplica.
Planeje 24 horas em dez minutos (+ 1 hora)
Para cumprir o que programou, anote as tarefas na agenda ou no celular. Segundo uma pesquisa da consultoria FranklinCovey, apenas 17% dos executivos possuem esse hábito. "Nunca houve tanta ferramenta para aumentar a produtividade. Ao mesmo tempo, nunca houve tanta distração. Precisamos ser seletivos para nos destacarmos na profissão", diz Luciano Meira, diretor de conteúdo da FranklinCovey. "Ao dedicar dez minutos diários estabelecendo prioridades, é possível economizar mais de uma hora por dia. "E mais: divida as tarefas semelhantes em grupos. Segundo estudo da Universidade de Michigan, nos EUA, ficar trocando de "canal" mental faz com que o cérebro demore 50% ou mais para realizar cada tarefa.
Defina o look na noite anterior (+ 25 minutos)
Se você era fã do filme As Patricinhas de Beverly Hills e sonhava com o programa que monta looks, comemore! O aplicativo Stylish Girl (para iPhone e Android) funciona assim: basta fotografar as peças e armazenar as imagens para fazer combinações! Outra dica: escolha o que vestir na noite anterior.
Adote os três Ds (+ 1 hora)
Não pule o almoço (+ 1 hora)
Sentir fome atrapalha a concentração e faz com que você gaste ainda mais energia driblando o ronco do estômago e tentando focar do que se parasse tudo para comer. Depois você retoma as atividades com mais energia e disposição.
Abra seu e-mail a cada duas horas (+ 1 hora e meia)
"Os brasileiros gastam três horas por dia no e-mail. Isso pode ser reduzido pela metade", diz Christian Barbosa, especialista em gerenciamento de tempo. Estipule horários para dedicar à caixa de entrada. Desligue os alertas sonoros para não se distrair e evite escrever e-mails com mais de cinco frases (se precisar, ligue – é mais rápido e prático).
Fonte: www.mdemulher.com.br