Clube

O Capitão Furacão

Nillo Izidoro Biazzetto nasceu no dia 09 de fevereiro de 1922, em Curitiba. Morador do bairro do Ahú, começou jogar futebol quando criança. Influenciado pelos amigos e pela proximidade do estádio Couto Pereira, foi jogar no juvenil do Coritiba, mas não parou de atuar na equipe amadora do Primavera.

Em 1940, Nillo passou no concurso público do Banco Banestado. Lá conheceu os diretores do banco e do Atlético Paranaense, Octavio de Andrade Coelho e Erasto Miró, que fizeram o convite para ele se transferir para o Rubro Negro. O jovem de 18 anos se transferiu após consultar o pai, Dorgello Antonio Biazzetto.

Sua estreia com a camisa atleticana aconteceu no dia 06 de abril de 1941, em uma partida amistosa contra o Ferroviário. Já o primeiro jogo como titular ocorreu no dia 07 de setembro do mesmo ano.

Alternando jogos no time de aspirantes e no time titular, Nillo  conquistou seu primeiro título em 1943, batendo o Coritiba na final. Em 1945, Nillo conquistou o seu segundo título, novamente em cima do Coritiba. Nessa equipe despontaram o meia Jackson e o ponteiro Cireno. Um ano depois, foi convocado para a seleção paranaense e jogou contra Santa Catarina no Campeonato Brasileiro de Seleções.

Em 1949, Nillo era o capitão do time que venceu o Campeonato Paranaense com goleadas e placares acima de quatro gols. Foram 12 jogos invictos e o Atlético Paranaense passou a ser chamado de Furacão. Nillo ganhou então seu apelido, o Capitão Furacão.

Nillo se aposentou no dia 15 de junho de 1951 jogando contra o Ferroviário. Mesmo aposentado como jogador, o Capitão Furacão continuou no futebol. Por pouco tempo foi treinador do Atlético e de 1952 a 1956 foi técnico do clube amador Operário Ahú. A atividade sindical que participava e o trabalho no Banestado o fizeram se afastar novamente do futebol.

Mesmo longe do esporte, Nillo sempre foi reconhecido e aclamado pela torcida atleticana. No biênio 2002-2003, o Capitão Furacão voltou ao dia-a-dia do clube ao ser eleito presidente do Conselho Deliberativo.

Confira algumas fotos de Nillo Biazzetto:

Informações e fotos: Arquivo familiar

Skip to content