Clube
Sub-18: CAP vence o clássico no Ecoestádio e sai na frente na decisão
O Ecoestádio não é apenas um “amuleto da sorte” para o time principal do Atlético Paranaense. Pela primeira partida da decisão do Estadual, o Sub-18 do CAP honrou a invencibilidade rubro-negra no estádio. Com um gol do atacante Guilherme na primeira etapa, o time atleticano venceu o Coritiba por 1 a 0, nesta quarta-feira (28), e saiu na frente na briga por mais um título o Paranaense.
O duelo final da competição acontece na próxima terça-feira (4), às 15h30, no Couto Pereira. A equipe rubro-negra tem a vantagem do empate para ficar com o título. Uma vitória por um gol de diferença do Coritiba leva o confronto para os pênaltis.
Furacão aproveita oportunidade e abre o placar
O time adversário começou a partida adiantando a marcação e pressionando a equipe rubro-negra no campo de defesa. O CAP, aos poucos, passou a equilibrar o jogo e criou a primeira boa oportunidade aos nove minutos. Depois de cobrança de escanteio, o zagueiro Léo Pereira pegou a sobra na entrada da área e, com estilo, finalizou por cima do gol de Samuel.
Quatro minutos depois, mais uma boa chegada do time atleticano. O meia Marcos Guilherme recebeu na entrada da área adversária e arriscou o chute colocado. O goleiro Samuel acompanhou e a bola passou por cima do gol.
O Coritiba respondeu aos 19 minutos, em uma jogada perigosa de Paulo Vitor. O atacante adversário fez fila pelo lado direito, invadiu a área rubro-negra e ficou cara a cara com o goleiro Lucas Macanhan. O arqueiro do Furacão saiu bem do gol e praticou importante defesa.
E o Atlético Paranaense não desperdiçou a sua chance aos 27 minutos. Guilherme foi lançado pelo lado esquerdo de ataque, ganhou na velocidade da marcação e bateu cruzado, no canto esquerdo de Samuel. 1 a 0.
Depois do gol, o CAP continuou buscando o campo de ataque. Aos 31 minutos, o lateral-direito Ruhan recebeu na entrada da área, pelo lado direito, e arriscou o chute. A bola passou por cima da meta adversária.
Em busca do empate, o Coritiba respondeu três minutos depois. Bartola recebeu passe em profundidade, no meio da zaga atleticana. Novamente, Lucas Macanhan saiu bem e evitou o gol adversário.
Aos 38, quem quase marcou foi o Furacão. O lateral-esquerdo Jonathan recebeu do meia Marcos Guilherme pelo lado esquerdo e fez o cruzamento rasteiro. O atacante Guilherme antecipou a marcação, mas, na pequena área, não conseguiu alcançar a bola e desviar para o fundo das redes.
CAP segura a vantagem
Em busca do gol do empate, o Coritiba começou a segunda etapa da mesma como no primeiro tempo: adiantando a marcação. E, aos oito minutos, a equipe visitante chegou com perigo. Bartola ganhou da zaga rubro-negra pelo lado direito, invadiu a área e finalizou colocado na saída de Lucas Macanhan. A bola passou à direita do gol atleticano.
O Furacão respondeu aos 10 minutos, quando quase fez o segundo gol. Marcos Guilherme recebeu pelo lado esquerdo, passou por dois marcadores e saiu cara a cara com o Samuel. O camisa 10 rubro-negro driblou o goleiro, mas finalizou à direita do gol.
O jogo ficou mais aberto. Aos 13, Jeferson cobrou falta pelo lado esquerdo de ataque. Ninguém desviou e ela foi direto para o gol, obrigando Lucas Macanhan a praticar importante defesa. Cinco minutos depois, foi o Atlético quem chegou com perigo. Depois de bela troca de passes no campo de ataque, o lateral-esquerdo Jonathan chegou à linha de fundo e tocou para trás. Bruno Mota, quase na pequena área, chutou de primeira por cima.
Com a vantagem no placar, o Furacão passou a apostar mais nas jogadas em velocidade, aproveitando os espaços deixados na defesa adversária. Lá atrás, a defesa atleticana estava bem postada e dava poucas chances ao Coritiba, que teve chances para empatar somente no final da partida.
Aos 38 minutos, Paulo finalizou da entrada da área. Lucas Macanhan foi buscar no canto direito e espalmou para escanteio. Três minutos depois, Yan cobrou falta. A bola desviou na barreira atleticana e sobrou para Paulo Vitor tentar de bicicleta na área atleticana. A bola saiu à esquerda do gol atleticano.
Ficha técnica: Atlético Paranaense 1×0 Coritiba
Campeonato Paranaense Sub-18: Final – Primeiro jogo
Data: 28/11/2012 (quarta-feira)
Horário: 15h30
Local: Ecoestádio
Árbitro: Antônio Valdir dos Santos
Auxiliares: Luciano Roggenbaum e Diogo Morais
Atlético Paranaense: Lucas Macanhan; Ruhan (Matheus Rosseto), Layo, Léo Pereira e Jonathan (Nathan); Kauê, Matheus Moreira, Paulo Otávio, Marcos Guilherme e Bruno Mota (Rodrigo Sampaio); Guilherme (Leonardo dos Santos).
Técnico: Pedrinho Maradona.
Coritiba: Samuel; Anderson Rocha (Matheus), Ernesto, Gean e Yan; Thiago (Caio), Denner, Jeferson e Leonardo (Julio); Bartola (Diego) e Paulo Vitor.
Técnico: Cavanei Rosa.
Gol: Guilherme (Atlético/27’ do 1º tempo).
Cartões amarelos: –
Cartões vermelhos: –