Clube

Em evento no CAT do Caju, Copa Escola Furacão conheceu seus campeões

No último domingo (27), foram disputadas as partidas finais da Copa Escola Furacão, no CAT Alfredo Gottardi. O torneio reuniu sedes da escola de futebol oficial do Rubro-Negro de Curitiba e Região Metropolitana durante o ano.

Os últimos jogos foram realizados no campo 5 do CAT. Aproximadamente duas mil pessoas, entre alunos e familiares, participaram do evento, que durou o dia todo e contou com as presenças dos atletas José Ivaldo e Renan Paulino, do elenco principal do Atlético Paranaense.

Gerente da Escola Furacão, Ricardo Silva comemorou o sucesso da competição e a aplicação da metodologia. “O sonho dos meninos é poder jogar dentro do CAT. As sedes têm mais de quatro mil alunos só em Curitiba e Região Metropolitana. Então, dentro de um campeonato que trabalhamos durante todo o ano, fazer a final do campeonato aqui dentro é importante para que eles tenham a experiência”, disse. “Este tipo de campeonato trabalha muito a questão da formação do cidadão. O aluno aprende a se relacionar em grupo, a ganhar e a perder, e respeitar limites e regras", acrescentou.

Nas decisões, pelas categorias Sub-15, Sub-13, Sub-11 e Sub-09, entraram em campo as unidades do Bairro Alto, Boa Vista, Campo Largo, Capão Raso/Santa Cândida, Centro, Fazenda Rio Grande, Portão, São Braz/Seminário, SJP Centro, Uberaba e Xaxim. Mais de cem gols foram anotados nas 21 partidas disputadas.

“É muito emocionante para nós. Espero que eu possa treinar aqui algum dia”, declarou Thiago Salvador dos Santos, aluno Sub-11 da Escola Furacão de Campo Largo.

Luiz Alberto, avô de aluno Sub-09 da Escola Furacão do Xaxim, ressalta os valores sociais das escolas e da competição. “O mais importante é 'tirar as crianças da rua'. Eles têm o foco de serem jogadores do Atlético, mas o importante é ter uma atividade com esta", destacou.

Outro a elogiar a competição e o evento final foi Maicon Vaz, coordenador da Escola Furacão Capão Raso/Santa Cândida. Para ele, é de fundamental importância esta proximidade entre Clube e Escolas.

“Isso agrega muito valor. Mostra que, além de ter uma franquia e usar a marca do Atlético Paranaense, temos uma ligação com o Clube. O Clube abre as portas de uma forma legal para os meninos poderem jogar no melhor Centro de Treinamentos do Brasil. Tudo isso agrega. Os pais verem tudo isso valoriza ainda mais a Escola Furacão”, afirmou Vaz.

 

Confira, abaixo, os resultados finais da Copa Escola Furacão:
 
Sub-09
Portão (2) 1×1 (3) Centro [Final – Ouro]
Faz. Rio Grande 4×5 Capão Raso/Santa Cândida [3º e 4º – Ouro]
Campo Largo 3×1 SJP Centro C [Final – Prata]
Uberaba (1) 0x0 (3) Boa Vista [3º e 4º – Prata]
SJP Centro B 0x2 Xaxim [Final – Bronze)

Sub-11
Portão 3×6 Capão Raso/Santa Cândida [Final – Ouro]
Faz. Rio Grande 0x1 Xaxim A [3º e 4º – Ouro]
Campo Largo 1×4 SJP Centro C [Final – Prata]
Uberaba 0x6 Centro [3º e 4º – Prata]
SJP Centro B 6×4 São Braz/Seminário [Final – Bronze]
Boa Vista (2) 4×4 (3) Xaxim B [Final – Bronze I]

Sub-13
Campo Largo 1×4 Capão Raso/Santa Cândida [Final – Ouro]
Portão 3×0 Bairro Alto [3º e 4º – Ouro]
Faz. Rio Grande 3×6 Centro [Final – Prata]
São Braz/Seminário 3×2 Uberaba [3º e 4º – Prata]
Xaxim 2×1 SJP Centro C [Final – Bronze]

Sub-15
Campo Largo 0x7 Capão Raso/Santa Cândida [Final – Ouro]
Faz. Rio Grande 4×1 Centro [3º e 4º – Ouro]
Portão 0x2 Bairro Alto [Final – Prata]
SJP Centro B 6×0 Xaxim [3º e 4º – Prata]
Uberaba 2×3 São Braz/Seminário [Final – Bronze]