Time

Na história: Há 23 anos, Furacão empatava em rodada dupla no Couto Pereira

A campanha do título atleticano no Campeonato Estadual de 1990 reservou um encontro especial. Há 23 anos, em um 25 de abril, Atlético Paranaense e Coritiba entraram em campo no mesmo dia, no mesmo estádio. E o jogo não era Atletiba.

Campeão do Primeiro Turno, o Furacão empatou em 0 a 0 com o Pato Branco na partida preliminar no estádio Couto Pereira, válida pela terceira rodada do returno do Paranaense-90. No jogo de fundo, o rival alviverde venceu o Iguaçu, de União da Vitória, por 1 a 0.

Atleticanos e coritibanos mais tarde decidiriam aquele título regional, em dois jogos no estádio do Alto da Glória. Mas a taça foi mesmo para a Baixada após dois empates (1 a 1, em 1º de agosto, e 2 a 2, quatro dias depois), já que o Rubro-Negro havia feito melhor campanha na fase anterior. Destaque para o atacante Dirceu, artilheiro das duas finais, com dois gols. O também atacante Kita foi o goleador do Furacão naquele campeonato, com 10 tentos.

“Era uma época diferente” – relembra o auxiliar técnico Nilson Borges, que também fazia parte da comissão técnica do CAP à época. Inclusive chegou a dirigir o time em algumas partidas. “Geralmente se fazia rodada dupla quando o Atlético jogava com um time do interior e o Coritiba também, para dar uma renda melhor. Dava certo, porque as duas torcidas compareciam. E nunca dava problemas entre elas. Cada um ficava no seu lado, numa boa. Às vezes até se misturavam e ainda sim tudo ocorria bem” – relata.

Em 2013, a dupla Atletiba pode mais uma vez voltar a decidir o Paranaense. O Furacão Sub-23 confirma a vaga com uma vitória na próxima rodada, contra o Operário. Duelo que começa às 16h no estádio Germano Krüeger, em Ponta Grossa.

Ficha técnica:
25 de abril de 1990, quarta-feira
ATLÉTICO PARANAENSE 0 X 0 PATO BRANCO
3ª rodada do 2º turno do Campeonato Paranaense de 1990
Local: estádio Couto Pereira, em Curitiba
Público: 10.987 Renda: não divulgada.
Árbitro: Ivo Tadeu Scatolla
Cartões amarelos: Fião e Paulo Mendes (ATL); Everaldo (PAT)
Cartões vermelhos: não houve

ATLÉTICO PARANAENSE
Toinho; Edemílson, Fião, Osvaldo e Paulo Mendes; Sídinei (Valdir), Márcio e Heriberto; Carlinhos, Kita e Marco Antônio (Manguinha).
Técnico: Borba Filho

PATO BRANCO
Edílson; Everaldo, Jocemar, Ronaldo e Senho; Paulinho, Darlan e Humberto (Pereira); Valtinho, Casão e Júlio César.
Técnico: Rafael Silva.

*Com informações de Revista Placar e do Livro “Futebol do Paraná – 100 Anos de história”, de Heriberto Ivan Machado e Levi Mulford Chrestenzen.

Foto: Divulgação