Time

Na história: Há 12 anos, Furacão abria caminho para o título brasileiro

Precisamente 12 anos atrás, no dia 16 de dezembro de 2001, a Arena da Baixada viveu a sua tarde mais memorável. Sob o olhar do maior público registrado no estádio [31.700 pagantes], que hoje passa por reforma e ampliação para receber quatro partidas da Copa do Mundo de 2014, o Atlético Paranaense abriu caminho para a conquista do título do Campeonato Brasileiro. 

Os lances da vitória por 4 a 2 sobre o São Caetano estão e ficarão marcados na memória da torcida rubro-negra. Logo aos quatro minutos do primeiro tempo, o atacante Ilan, que substituía o suspenso Kléber, fintou a marcação paulista na área e com um toque sutil fez o Caldeirão explodir de felicidade. 1 a 0 para o Furacão. 

Mas o Azulão buscou a virada na capital paranaense. Mancini, em cobrança de falta, igualou o marcador aos 31 minutos do primeiro tempo. Em outra falta, aos oito da segunda etapa, Marcos Paulo aproveitou a sobra na área atleticana e marcou o segundo. 2 a 1 para os visitantes.

Veja também:

> Relembre outros momentos da história do Furacão na Linha do Tempo do Site Oficial

Foi então que brilhou novamente a estrela de Alex Mineiro, o artilheiro das finais do Brasileirão de 2001. Dois minutos depois do gol do São Caetano, o camisa 9 recebeu na área e tocou na saída de Sílvio Luiz para deixar tudo igual na Arena. 2 a 2. 

Aos 31, o terceiro dos rubro-negros, para mais uma vez explodir o Caldeirão. Alex Mineiro tocou para Souza, que devolveu de calcanhar. O artilheiro passou no meio de dois marcadores e, cara a cara com Sílvio Luiz, balançou as redes pela segunda vez. 

O quarto gol veio já nos acréscimos, aos 47 minutos. Adriano Gabiru sofreu pênalti e coube a Alex Mineiro fechar a vitória histórica do Furacão na Arena da Baixada. 4 a 2.

Faltava consolidar o título. Uma semana depois, no dia 23 de dezembro de 2001, Alex Mineiro marcou mais um e o Atlético Paranaense levantou o troféu do Campeonato Brasileiro com uma vitória por 1 a 0 no Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul (SP). 

Ficha técnica: Atlético Paranaense 4×2 São Caetano

Campeonato Brasileiro de 2001: Final – Primeiro jogo

Data: 16/12/2001 [domingo]

Local: Arena da Baixada [Curitiba]

Árbitro: Carlos Eugênio Simon 

Atlético Paranaense: Flávio; Rogério Corrêa, Nem e Gustavo; Alessandro, Cocito, Adriano, Kléberson e Fabiano (Igor); Ilan (Souza) e Alex Mineiro.

Técnico: Geninho.

São Caetano: Sílvio Luiz; Mancini, Daniel, Dininho e Marcos Paulo; Simão, Serginho, Adãozinho e Magrão; Esquerdinha e Anaílson (Müller). 

Técnico: Jair Picerni. 

Gols: Ilan (Atlético/4’ do 1º tempo), Mancini (São Caetano/31’ do 1º tempo), Marcos Paulo (São Caetano/8’ do 2º tempo) e Alex Mineiro (Atlético/10’, 35’ e 47’ do 2º tempo).

 

Você pode rever os lances desta partida e de outros jogos históricos do Furacão em uma página especial no Portal do Atlético Paranaense. Para isso, basta clicar aqui ou acessar o Menu “Mídia” do Site Oficial e selecionar a opção “Gols e Melhores Momentos”. 

Skip to content