Ligga Arena
Copa na Arena: Irã tenta classificação inédita
Em sua quarta Copa do Mundo, o Irã [45º no ranking da Fifa] buscará no Brasil a classificação inédita ao mata-mata do Mundial. Os asiáticos participaram do torneio em três oportunidades [1978, 1998 e 2006] e não conseguiram passar da fase de grupos, apesar da representatividade na Ásia.
Nas Eliminatórias, os iranianos precisaram superar três fases para carimbar o passaporte para 2014. Na preliminar, venceram as Maldivas [4 a 0 e 1 a 0] e avançaram ao Grupo E da terceira fase. Sem dificuldades, com três vitórias e três empates, o Irã ficou em primeiro e se classificou para a decisiva fase de grupos.
No Grupo A da quarta fase, os comandados do técnico português Carlos Queiroz tiveram uma campanha irregular no início. Mas se recuperaram nas últimas partidas e, com vitórias sobre Catar, Líbano e Coreia do Sul, classificaram-se ao Mundial.
Para encarar Nigéria, Argentina e Bósnia-Herzegovina no Grupo F, o Irã aposta em peças-chave da equipe, como o capitão Javad Nekounam [Osasuna, Espanha], Reza Ghoochannejhad [Standard Liège, Bélgica] e Ashkan Dejagah [Fulham, Inglaterra].
Irã nas Eliminatórias:
Fase preliminar:
Irã 4×0 Maldivas
Maldivas 0x1 Irã
Terceira fase:
Irã 3×0 Indonésia
Catar 1×1 Irã
Irã 6×0 Bahrein
Bahrein 1×1 Irã
Indonésia 1×4 Irã
Irã 2×2 Catar
Quarta fase:
Uzbequistão 0x1 Irã
Irã 0x0 Catar
Líbano 1×0 Catar
Irã 1×0 Coreia do Sul
Irã 0x1 Uzbequistão
Catar 0x1 Irã
Irã 4×0 Líbano
Coreia do Sul 0x1 Irã