Ligga Arena
Copa na Arena: Adversário de Honduras, Equador chega ao Mundial após superar tragédia
A classificação do Equador para a Copa do Mundo de 2014 foi mais do que uma conquista de uma seleção que chega para a disputa de seu terceiro Mundial. Para alcançar a vaga e ser o adversário de Honduras no dia 20 de junho, na Arena dos Paranaenses, os equatorianos precisaram superar uma tragédia na reta final das Eliminatórias.
Com quatro partidas para o fim da fase classificatória da América do Sul, o atacante Christian Benítez, um dos destaques e vice-artilheiro da equipe nas Eliminatórias [quatro gols em nove jogos], faleceu um dia após estrear por seu novo clube, no Catar. Nos últimos quatro duelos, o Equador conquistou uma vitória, um empate e foi derrotado duas vezes, terminando na quarta posição [melhor que o Uruguai no saldo de gols] e conquistando a classificação direta à Copa.
“Dedicamos a classificação à memória do grande ‘Chucho’ [Christian Benítez], que nos deixou. Só a família sabe o que sentimos por este irmão e este filho que partiu”, destacou o técnico equatoriano Reinaldo Rueda, após a seleção chegar ao terceiro Mundial na história.
Veja também as matérias sobre outras seleções que jogarão na Arena:
> Algoz do México nas eliminatórias, Honduras disputa segundo Mundial seguido
> Invictos nas Eliminatórias, nigerianos chegam à Copa pela quinta vez
> Irã tenta classificação inédita às oitavas do Mundial
Nas Eliminatórias, os adversários dos hondurenhos em Curitiba fizeram a melhor campanha em casa na competição, com o impressionante número de 91,6% de aproveitamento, que impulsionou a conquista da vaga. No total, foram 16 confrontos durante a fase classificatória, com sete vitórias, quatro empates e cinco derrotas.
Artilheiro da equipe, com sete gols em nove jogos, Felipe Caicedo [Lokomotiv Moscou, Rússia], é uma das apostas da seleção para surpreender no Brasil. Também se destacam os meias Valencia [Manchester United, Inglaterra] e Christian Noboa [Dínamo Moscou, Rússia], e o atacante Jefferson Montero [Morelia, México].
Existe ainda uma “arma secreta” dos equatorianos, ao menos para enfrentar Honduras, dia 20 de junho, em Curitiba. Reinaldo Rueda, técnico do Equador, comandou a seleção da América Central na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010.
Equador nas Eliminatórias:
Equador 2×0 Venezuela
Paraguai 2×1 Equador
Equador 2×0 Peru
Argentina 4×0 Equador
Equador 1×0 Colômbia
Equador 1×0 Bolívia
Uruguai 1×1 Equador
Equador 3×1 Chile
Venezuela 1×1 Equador
Equador 4×1 Paraguai
Peru 1×0 Equador
Equador 1×1 Argentina
Colômbia 1×0 Equador
Bolívia 1×1 Equador
Equador 1×0 Uruguai
Chile 2×1 Equador