Time

No CT do Caju, os goleiros foram os primeiros a treinar com bola

Do zagueiro ao atacante, todo mundo ainda encarava os testes físicos quando, no campo ao lado, a bola rolou pela primeira vez no ano no CT do Caju. Privilégio que coube aos goleiros Weverton, Santos e Renan Rocha. Na tarde de sábado (4), eles foram os primeiros a trabalhar com ela durante a pré-temporada do elenco principal do Atlético Paranaense. O time se preparara para no próximo dia 29 enfrentar o Sporting Cristal, do Peru, pelo primeiro dos dois duelos da fase preliminar na Copa Libertadores. Encontro marcado para 22h (Horário de Brasília) em Lima, capital daquele país.
“Se eu falar que não estava com saudade, estaria mentido” – brinca o goleiro Weverton. Um dos líderes em defesas no último Brasileirão (foi o quinto, com 116), ele não fazia uma intervenção desde a última rodada da competição, no início de dezembro passado. “É lógico que foi importante descansar, estar perto da família nas férias. Mas sentimos falta disso aqui, algo que amamos fazer” – afirmou o jogador, que pôde “matar a saudade” com uma atividade direcionada apenas aos arqueiros, desenvolvida pelo preparador de goleiros Luciano Oliveira Júnior. 
“Nestes primeiros dias, o nosso treino específico de goleiro é mais um complemento do trabalho que é feito pelo Departamento de Preparação Física” – explica Oliveira Junior. Mesmo já em contato com a bola, os goleiros não deixam de fazer os testes físicos e biológicos com os demais. “Mas, ao longo do tempo, já vamos começar a tomar conta dos treinamentos visando uma performance dentro de um jogo, aquilo que acreditamos que o atleta vá precisar nas partes físicas e técnicas dentro das partidas” – acrescenta o preparador. 
“Esse momento de readquirir a forma física vai ser cansativo, dolorido, suado. Mas sabemos que tudo isso vale a pena” – continua Weverton. “Já colhemos bons frutos ano passado, então já sabemos a receita para isso. Temos os dias de preparação e vamos começar a temporada pela competição mais importante para nós. Então temos que treinar bem, trabalhar bastante. Vamos procurar aproveitar esses dias para fazer um grande ano de novo” – encerra. 
Neste estágio da Libertadores, o sistema de disputa é eliminatório. O jogo da volta contra o Sporting está marcado para 5 de fevereiro, em Curitiba. Caso se classifique, o Rubro-Negro passa a fazer parte do Grupo 1 da Liberta-2014, ao lado de Vélez Sarsfield (Argentina), The Strongest (Bolívia) e Universitário (Peru).
Skip to content