Clube

Artilheiro do Brasileirão de 2013, Ederson brilha nos Emirados Árabes

Artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2013, com 21 gols, o atacante atleticano Ederson brilha agora em gramados árabes. Desde agosto defendendo o Al Wasl, de Dubai, Ederson continua com o faro de gol apurado. Nestes cinco meses nos Emirados Árabes, o atacante disputou 13 partidas e marcou nove gols.
“Está sendo uma experiência muito boa para mim. Estou conhecendo um futebol novo e me adaptando ao estilo de jogo deles”, disse. “Consegui evoluir também em algumas outras posições, já que algumas vezes preciso atuar pelo meio e também caindo muito nas laterais. Então é uma experiência nova e boa, que está contribuindo muito para mim”, acrescentou.
Aos 25 anos, Ederson viveu seu melhor momento na carreira no ano passado e foi fundamental para as boas campanhas do Furacão na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro. Natural de Pentecoste [CE], o atacante foi criado nas Categorias de Formação do Atlético Paranaense e defendeu também o Ceará e o ABC.
No clube árabe, Ederson tem a companhia de outros três brasileiros. Caio [ex-Botafogo e Internacional], Neto Berola [ex-Vitória e Atlético-MG] e Fábio Lima [ex-Atlético-GO] são os companheiros do atacante em Dubai. A presença dos conterrâneos ajudou o jogador, que teve dificuldades em sua chegada.
“No início foi um pouco difícil. Estava jogando um campeonato novo e a temperatura chegava aos 48 graus. Eu também não falava inglês e essa questão da língua dificultou”, relembra. “Mas consegui me adaptar e começar a jogar bem. Já estou entendo bem e conseguindo me comunicar com todos. Isso me ajudou e estou conseguindo render bem e fazer gols”, destaca o artilheiro atleticano.
Adaptado ao clube árabe e também aos costumes, Ederson terá um final de ano diferente. As férias ao lado da família no Ceará serão trocadas pelo trabalho. O Al Wasl entrará em campo no dia 31 de dezembro, pelo campeonato local [Arabian Gulf League]. O ano novo em Dubai será ao lado da esposa e da filha. “Elas estão adaptadas e felizes aqui. Então será um final de ano de muito trabalho, mas contente com o que está acontecendo”.
Mesmo com a nova rotina e com um fuso horário de seis horas, Ederson não deixa de acompanhar o Atlético Paranaense, clube que carrega um sentimento especial. “Foi onde realizei meus sonhos e tenho o carinho de todos. Quando os jogos eram no final de semana, ficava mais fácil para assistir. Acompanhei tudo e torci bastante. Ficava nervoso durante as partidas, mas muito contente quando o Atlético ganhava”, conta o atacante.
A distância não afastou o carinho pelo clube e nem uma torcida especial pelos companheiros de posição. “É bom ver o Marcelo, Dellatorre, Douglas Coutinho e o Cléo marcando gols. Eles ajudaram muito a equipe a terminar em uma boa posição na tabela”, finalizou Ederson.
Fotos: Divulgação Al Wasl
Skip to content