Clube

Pequeno atleticano supera problemas no coração para brilhar na Escola Furacão

Filho de uma atleticana, o menino Murilo Vaz dos Santos, de apenas oito anos de idade, já é um vencedor na vida. Antes de integrar uma das sedes da Escola Furacão, o pequeno rubro-negro superou grandes obstáculos.
Quando nasceu, os médicos detectaram um problema em seu coração. Com apenas oito meses, Murilo teve que realizar um cateterismo, que não resolveu todo o problema existente. Para realizar novos procedimentos, foi preciso esperar. Com 2 anos e 8 meses, Murilo fez uma cirurgia para tentar corrigir o defeito em uma das válvulas do coração. Durante a operação, foi detectado um problema ainda maior. A válvula estava invertida, o que dificultou o procedimento.
A cirurgia durou quatro horas e foi bem sucedida. Mas pela pouca idade, Murilo teve problemas posteriores. Com uma crise de pressão alta e muita febre, o menino ficou em coma induzido.  As dificuldades só aumentavam. Os médicos alertaram os pais da gravidade do problema e da possibilidade de uma nova cirurgia caso o menino não melhorasse.
No dia seguinte, para a surpresa de todos, o pequeno guerreiro estava com a pressão normal e sem febre. Após seis dias em coma, nove na UTI e 28 dias internado, o menino deixou o hospital. O tratamento seguiu normalmente, até que foi descoberto um novo problema. Desta vez, agora com sete anos de idade, Murilo teria que retirar uma membrana do coração, que estava dificultando a passagem de sangue.
Image and video hosting by TinyPic
Uma nova cirurgia foi feita, com quatro horas de duração. Ainda na UTI, o menino teve uma hemorragia e precisou passar por uma nova cirurgia, desta vez com duração de seis horas. Após onze dias no hospital, o menino foi liberado e pôde voltar para casa.
Com acompanhamento intenso e exames controlados periodicamente, os cardiologistas de Murilo liberaram e indicaram a prática esportiva. Atleticano e apaixonado por futebol, Murilo ingressou na Escola Furacão no início de 2014.
Hoje, o menino de oito anos participa do Projeto da ONG Camisa 10, parceira do Furacão. Vencedor na vida, Murilo começa a conquistar suas primeiras vitórias também no campo, marcando gols e distribuindo alegria por onde passa.
ONG Camisa 10
A ONG Camisa 10, que trabalha com crianças da região de São José dos Pinhais, é parceira do Atlético Paranaense desde 2013. O Projeto leva o nome do CAP e tem todos os benefícios de uma Escola Furacão licenciada. As aulas da ONG Camisa 10 acontecem no Parque Iguaçú, na Avenida das Torres, nº 210, em São José dos Pinhais. Os contatos podem ser feitos através do telefone (41) 9132-6640 ou do email alvaromenegotto@me.com.
Fotos: Escola Furacão
Skip to content