Time
Claudinei Oliveira analisa início da preparação rubro-negra e projeta pré-temporada na Espanha
A equipe principal do Atlético Paranaense completou, neste sábado (17), 10 dias de pré-temporada no CAT do Caju. Desde o dia 8 de janeiro, o Furacão realiza a preparação para as competições nacionais de 2015. Na próxima sexta-feira (23), a delegação atleticana embarca para a Espanha, para série de torneios e amistosos em Marbella.
O técnico Claudinei Oliveira analisou o início de trabalho atleticano, a manutenção da base rubro-negra, a chegada de novos jogadores e também a fase da pré-temporada que será realizada na Europa. Confira, abaixo, a entrevista do comandante rubro-negro ao Site Oficial do Atlético Paranaense.
Início da preparação
"Eu estou bem satisfeito com o comprometimento do grupo. Eles já conhecem a forma que trabalhamos e as coisas têm caminhado muito bem. Os jogadores que vieram somar a esse grupo também estão com o mesmo espírito e determinação nos treinamentos. Nossa equipe vai ter um ganho em relação ao ano passado por já conhecer a forma que temos de trabalhar e por essa união que tem fortalecido entre os jogadores".
Manutenção da base
“Não partimos do zero. Partimos de uma base e, com isso, ganhamos tempo. Não temos a necessidade de passar aos jogadores o que pensamos em termos táticos, defensivos e de posse de bola. Eles já têm esse lastro do ano passado. Vindo um ou outro jogador fica mais fácil de encaixar dentro desse sistema, já que os outros atletas estão habituados".
Retornos de Edigar Junio e Felipe
"O Edigar eu acompanhei na Série B. Ele fez uma campanha maravilhosa com o Joinville e conquistou o título. Nos treinamentos, vemos que é um jogador de muita força, que se doa sempre e faz muitos gols. Então, estamos com uma expectativa muito boa. O Felipe tem uma qualidade técnica grande, é ambidestro e finaliza bem. É um jogador útil dentro do que pensamos para a equipe. São jogadores que saíram, jogaram, mostraram seu valor em outros clubes e voltam com mais experiência e moral para integrar o grupo".
Reforços de Daniel Borges e Nikão
"O Daniel eu acompanhei no Botafogo (SP) e também na Ponte Preta. Ele tem um apoio muito forte. Quando surgiu, jogava como ala e foi muito bem no Campeonato Paulista. Vamos adaptá-lo ao nosso sistema, porque jogamos com uma linha defensiva de quatro jogadores. Nos treinos, ao lado do Gustavo, ele tem se encaixando bem na forma de marcar e posicionar a defesa. Com a bola no pé, é um jogador que mostrou que tem muita qualidade. O Nikão eu conheço desde a base do Santos. É um jogador que tem como característica o chute forte de média distância. Teve bons momentos no Santos, na Ponte Preta e no Atlético Mineiro."
Pré-temporada na Espanha
"Acrescentará muito este intercâmbio com outros sistemas de jogo. Vamos encarar equipes asiáticas e do leste europeu. Colocaremos os jogadores em contato com outras realidades táticas e outras propostas de jogo. É bom para ver o que tem sido feito e variações que achamos interessantes para usar no retorno. Queremos sempre ganhar, mas o mais importante é ter um ganho em termos táticos e jogar de igual para igual com equipes fortes".
Foto: Gustavo Oliveira / Site Oficial do CAP