Clube
Trinta jogos abriram a 9ª Copa Furacão em Treze Tílias (SC)
Treze Tílias (SC) – A 9ª Copa Furacão começou no último sábado (16), em Treze Tílias (SC). O torneio entre unidades da Escola Furacão de todo o país reúne cerca de 1.400 alunos. O primeiro dia de competição teve cerimônia de abertura no Clube Estrela e trinta jogos, em quatro campos da cidade do Oeste Catarinense, localizada a cerca de 350 quilômetros de Curitiba.
A competição é organizada pela Escola Furacão Treze Tílias, com supervisão do Atlético Paranaense, e apoio da Prefeitura Municipal. A cerimônia de abertura teve desfile das delegações, danças típicas da região [colonizada por austríacos], pira olímpica e a presença de vereadores, secretários municipais e do prefeito Mauro Dresch.
O gestor de parcerias do Atlético Paranaense, Ricardo Silva, agradeceu à cidade pela mobilização em torno da competição e elogiou a organização do evento. “A Escola Furacão Treze Tílias, desde a inauguração em 2014, tem mostrado uma organização muito bacana. Hoje, quando chegamos para a abertura do campeonato, vimos um envolvimento muito grande de toda a cidade”, ressaltou.
O prefeito Mauro Dresch destacou a importância de receber a competição. “Treze Tílias está muito feliz com a parceria com o Atlético Paranaense, que tem trazido resultados muito positivos para os nossos atletas. Além de oferecer o esporte para a gurizada, a gente consegue proporcionar que eles tenham uma qualidade de vida melhor”, afirmou.
Para o coordenador da Escola Furacão Treze Tílias, Cristiano Ariati, organizar o campeonato é uma honra para a cidade. “Para nós, é um prazer realizar a Copa Furacão. Embora sejamos uma cidade pequena perto das demais que estão participando, estamos tentando fazer o possível para atendes as necessidades de todos”, disse.
Em busca do sonho
Além da equipe de coordenação das Escolas Furacão, o Rubro-Negro enviou a Treze Tílias dois observadores técnicos. Eles têm acompanhado as partidas para identificar talentos que podem ser convidados para um período de avaliação no Clube.
O jovem atleta Leonardo Henrique Luvison, da equipe Sub-15 da Escola Furacão Treze Tílias, diz que a presença dos profissionais do Clube é uma grande motivação. “Nunca joguei um campeonato tão grande, com tantos atletas. Com o pessoal do Atlético observando, dá aquele ‘friozinho' na barriga. É um grande incentivo, porque sempre antes de dormir eu rezo pedindo que eu jogue bem, seja chamado e consiga realizar o sonho de ser jogador”, disse.
Gustavo Teixeira Rodrigues, coordenador da Escola Furacão Vila das Belezas, localizada em São Paulo (SP), diz que este é o objetivo da maioria dos jovens que participam da competição. “É sempre uma alegria muito grande fazer parte do desenvolvimento dessas crianças. A maioria vem com o intuito de conseguir um bom desempenho para, quem sabe, conseguir uma vaga nas Categorias de Formação do Atlético”, contou.
Confira os resultados do primeiro dia da Copa Furacão:
Chave A
Sub-11
Capão Raso/Santa Cândida 2×2 Medianeira
Treze Tílias 3×0 Matinhos
Sub-13
Treze Tílias 5×0 Matinhos
Capão Raso/Santa Cândida 1×2 Medianeira
Sub-15
Treze Tílias 3×1 Matinhos
Capão Raso/Santa Cândida 1×0 Medianeira
Chave B
Sub-11
Brusque 1×0 Videira
Amarc/CIC 0x4 Campo Mourão
Sub-13
Brusque 2×0 Videira
Amarc/CIC 1×0 Campo Mourão
Sub-15
Brusque 4×0 Videira
Amarc/CIC 5×0 Campo Mourão
Chave C
Sub-11
Pato Branco 4×0 Sítio Cercado/Bairro Alto
Portão/Seminário 1×1 Rio Azul
Sub-13
Pato Branco 4×0 Sítio Cercado/Bairro Alto
Portão/Seminário 4×2 Rio Azul
Sub-15
Pato Branco 4×2 Sítio Cercado/Bairro Alto
Alvorada do Sul 2×0 São José dos Pinhais 1
Chave D
Sub-13
Novo Hamburgo 1×1 Vila das Belezas
Porto Alegre 4×1 São José dos Pinhais
Porto Alegre 4×0 Vila das Belezas
Sub-15
Novo Hamburgo 0x1 Vila das Belezas
Porto Alegre 3×0 São José dos Pinhais
Porto Alegre 1×0 Vila das Belezas