Time
Temporada 2015: Nove atletas do Furacão defenderam seleções nacionais neste ano
Aos torcedores que estão acostumados a ver os jogadores do Atlético Paranaense com a camisa rubro-negra, a temporada de 2015 também foi a oportunidade de acompanhar os atletas do elenco principal e os jovens talentos do Clube em seleções nacionais. Em 2015, nove jogadores do Furacão saíram do CAT do Caju para defender a Seleção do Chile, Seleção Brasileira Olímpica, Brasil Sub-20, Brasil Sub-17 e Colômbia Sub-20.
Das equipes profissionais [principal e Sub-23] do Rubro-Negro, foram cinco atletas. Outros quatro foram convocados da Categoria de Formação do Clube. No início da temporada, o zagueiro Léo Pereira e os meio-campistas Marcos Guilherme e Nathan disputaram com a Seleção Brasileira Sub-20 o Campeonato Sul-Americano da categoria, realizado entre janeiro e fevereiro, no Uruguai. Terminaram a disputa no quarto lugar. Três meses depois, Marcos Guilherme e Léo Pereira voltaram a defender o Brasil durante a conquista do vice-campeonato do Mundial Sub-20, na Nova Zelândia.
Tanto no Sul-Americano quanto no Mundial Sub-20, teve mais atleticano em campo. Mas desta vez, com outra seleção. Jovem talento do Sub-20, o volante Victor Gutierrez atuou pela Colômbia em ambas as competições. Aliás, ele não foi o único estrangeiro a sair do CAT do Caju para vestir a camisa de um selecionado de outro país. O zagueiro Christián Vilchés, da equipe principal rubro-negra, esteve com o Chile nas duas primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018. Chegou a atuar na vitória sobre o Brasil, por 2 a 0, em outubro.
Vilches (dir.) foi convocado pelo Chile para a disputa das Eliminatórias. Créditos: Carlos Parra/ANPF Chile
Um mês antes, foi o volante Otávio que vestiu pela primeira vez a camisa da Seleção Brasileira. O jogador foi convocado para participar do amistoso da equipe olímpica contra a França, que serviu de preparação para o time rumo aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Em 2014, o atacante Douglas Coutinho também havia sido convocado. Juntos com os companheiros de clube que estiveram com o Brasil Sub-20 nas competições do início do ano, eles são as esperanças dos atleticanos em voltar a ter um atleta nas Olimpíadas, algo que não acontece desde 2000, em Sidney, na Austrália.
Com o 2015 de vitórias das equipes da Categoria de Formação do Rubro-Negro, é bem provável que mais jogadores passem a frequentar as convocações da Seleção Brasileira, principal e olímpica. Algo que já é uma rotina nas equipes nacionais de base, conforme até destacou o técnico do Brasil Sub-23, Rogério Micale em recente visita a Curitiba. Nesta temporada, outros três atletas formados no Furacão saíram para defender o Brasil. Foi na categoria Sub-17, com o goleiro Juliano, o zagueiro Zé Marcos e o meio-campo Riuler. Os dois primeiros disputaram o Mundial da categoria, entre outubro e novembro, no Chile. Juliano também conquistou a Suwon Cup, na Coreia do Sul, em setembro.
E se os talentos do Clube em campo têm sido aproveitados pelos times nacionais, também é verdade que as convocações não se restringem somente a eles. A filosofia de trabalho no CAT do Caju também tem despertado interesse da Confederação Brasileira de Futebol [CBF] em contar com profissionais do Clube. Ainda em 2015, o preparador físico Edy Carlos foi convocado para trabalhar com a Seleção Brasileira Sub-15 no Torneio Delle Nazioni, em Gradisca, na Itália.
Goleiro Juliano em ação pela Seleção Sub-17 no mundial da categoria. Créditos: Rafael Ribeiro/CBF