Time
Com Cristóvão Borges, Rubro-Negro melhorou aproveitamento nas finalizações no Campeonato Brasileiro
Dois meses de trabalho. Nove jogos pelo Campeonato Brasileiro. Período que o técnico Cristóvão Borges soube aproveitar para aprimorar um conceito importante na equipe principal do Atlético Paranaense: a finalização em gol. Foi na reta final do Nacional de 2015 que o time teve seu melhor momento na hora de concluir as jogadas. Antes, os jogadores rubro-negros precisavam de pelo menos 11 arremates para fazer um gol. Sob o comando do treinador, esse número de tentativas caiu para seis para a bola entrar.
“O tempo de trabalho foi curto. Mas a nossa missão foi cumprida”, comenta Cristóvão Borges. “O time vinha em uma sequência de resultados negativos no Campeonato Brasileiro e conseguimos quebrar isso. A partir de então, a equipe deu uma equilibrada e mostrou uma pequena evolução. Ficou numa situação satisfatória. Poderemos levar muitas coisas boas e fazer uma temporada de 2016 com boas perspectivas”, planeja o comandante.
Na “Era Cristóvão Borges”, o Furacão finalizou 136 vezes a gol, 90 vezes nas últimas nove rodadas do Brasileiro 2015. Anotou 14 tentos, 13 deles pela principal competição de clubes do país. A média de acerto de passes da equipe sob o comando do treinador durante o campeonato também não deixou a desejar: ficou em 90%. Aspecto que ainda ajudou o elenco na manutenção da posse de bola. Os atleticanos ficaram em média 51% do tempo com ela durante os jogos.
O Rubro-Negro da reta final do Brasileirão também coincidiu com a reabilitação de alguns dos principais nomes do time. Uma das referências da equipe em participações em gols na temporada, o meio-campo Nikão deu três assistências para gol entre outubro e dezembro, duas delas pelo Brasileiro. Com Cristóvão Borges, o atacante Walter também voltou a balançar as redes adversárias após sete duelos sem marcar.
“Meu desejo para 2016 é que possamos ter uma equipe ainda mais competitiva”, aponta Cristóvão Borges. “É claro, o objetivo é sempre melhorar. Então, vamos trabalhar para isso. Esperamos ter também êxito nas escolhas que vamos fazer para que possamos montar um grande time. E assim fazer grandes jogos e alcançar grandes conquistas”, encerra.