Clube

Na história: Há 20 anos, Furacão conquistava o Campeonato Brasileiro da Série B

No dia 16 de dezembro de 1995, o Atlético Paranaense entrou em campo para a conquista de seu primeiro título nacional. No antigo Joaquim Américo, o Furacão derrotou o Central, de Caruaru, por 4 a 1, e levantou a taça do Campeonato Brasileiro da Série B.
 
O título recolocou o Rubro-Negro na elite do futebol do país e mudou os rumos do clube. Vinte anos depois, o Atlético Paranaense possui no currículo a conquista do Brasileirão [2001], o título da Seletiva [1999], quatro participações em Libertadores, seis títulos estaduais e um crescimento patrimonial inimaginável antes de 1995.
 
Na campanha daquele ano, o time atleticano disputou 28 partidas, divididas em quatro fases. No total, venceu 20 vezes, empatou cinco e foi derrotado apenas em três jogos. No final, o aproveitamento de 77% foi coroado com o título.
 
No inicio da Série B de 95, o Furacão foi comandado por Zequinha. Na segunda fase, chegou o multicampeão Pepe. Já consagrado com as camisas do Santos e da Seleção Brasileira, José Macia escreveu o seu nome na história atleticana. Em sua estreia, venceu o Mogi Mirim por 6 a 0.
 
O Rubro-Negro passou tranquilo pela terceira fase e garantiu a vaga no quadrangular final. A última fase contou com Coritiba, Mogi Mirim e Central. Na partida final, diante de quase 10 mil torcedores, o Furacão entrou em campo já assegurado na elite do ano seguinte. Mas o acesso ficou completo com a goleada sobre o Central e o título da Série B garantido.
 
“Foram momentos muito felizes e agradáveis que passei com o Atlético”, relembrou Pepe, em visita recente ao estádio atleticano. “Eu sou um predestinado e tenho muitos títulos na minha carreira [são mais de 40 conquistados como jogador e treinador]. Mas este de 95 foi inesquecível. No primeiro coletivo que fizemos, vi que tínhamos um time muito forte. E saímos ganhando de todo mundo”, completou o ex-comandante.
 
 

Relembre, abaixo, os jogos do Atlético Paranaense no Brasileiro da Série B de 1995 e a ficha técnica do jogo que garantiu o título ao Furacão:

Primeira fase

Goiatuba 2 x 0 Atlético

Barra do Garças 3 x 4 Atlético

Novorizontino 1 x 2 Atlético

Atlético 3 x 0 Barra do Garças

Atlético 2 x 0 Novorizontino

Atlético 2 x 0 Goiatuba

Americano 0 x 0 Atlético

América 0 x 0 Atlético

Atlético 2 x 1 América

Atlético 2 x 0 Americano

Segunda fase

Novorizontino 2 x 3 Atlético

Atlético 1 x 1 Londrina

Mogi Mirim 1 x 0 Atlético

Atlético 6 x 0 Mogi Mirim

Londrina 1 x 2 Atlético

Atlético 1 x 0 Novorizontino

Terceira fase

Bangu 0 x 1 Atlético

Atlético 2 x 1 Sergipe

Atlético 2 x 0 Central

Sergipe 1 x 1 Atlético

Central 1 x 2 Atlético

Atlético 1 x 0 Bangu

Quadrangular final

Central 0 x 1 Atlético

Atlético 1 x 1 Coritiba

Atlético 1 x 0 Mogi Mirim

Mogi Mirim 0 x 1 Atlético

Coritiba 3 x 0 Atlético

Atlético 4 x 1 Central

Image and video hosting by TinyPic

Créditos: Clube Atlético Paranaense – Uma paixão eterna

Ficha técnica: Atlético Paranaense 4×1 Central (PE)
Campeonato Brasileiro Série B – Quadrangular Final
Data: 16/12/1995
Local: Estádio Joaquim Américo, em Curitiba
Público presente: 9.678
 
Atlético Paranaense: Ricardo Pinto; Valdo, Jean, Luís Eduardo e Ronaldo; Alex, Leomar (Everaldo), João Antônio e Washington (Borçato); Oséas e Paulo Rink.
Técnico: Pepe.
Gols: Oséas, aos 25’ e 47’ do 1º tempo; Alex, aos 14’ do 2º tempo e Paulo Rink, aos 27’ do 2º tempo
 
Central: Vantuir; Carlão, Geraldo, Humberto e Valdo (Timanga); Romildo, Paulo César, Everaldo e Tuíca (Isaías); Jaílson (M.Santos) e Marcos.
Técnico: Ivan Gradim.
Gol: Everaldo, aos 4’ do 2º tempo

 
Skip to content