Time

Mais de 30 anos depois, Cristóvão Borges vence novamente em Paranaguá

Mais de 30 anos depois, a história se repete. Cristóvão Borges em Paranaguá é sinônimo de vitória do Atlético Paranaense em campo. Sob o comando do treinador, o Furacão passou pela cidade ontem (10) à noite. Trouxe de lá um triunfo que mantém os atleticanos entre os líderes do Campeonato Estadual de 2016, agora com nove pontos conquistados em nove possíveis. O volante Deivid marcou os dois tentos rubro-negros no Estádio Gigante do Itiberê. Douglas anotou o do Rio Branco.
 
Foi a segunda passagem do comandante rubro-negro no Litoral Paranaense. A anterior também havia sido pelo Clube, só que quando ainda era jogador. Foi em 7 de julho de 1985, uma tarde de domingo. O Furacão aproveitou a pausa do Campeonato Paranaense [naquele ano, a competição foi realizada entre junho e novembro] para um amistoso no Estádio Nelson Medrado Dias, também conhecido como “Estradinha”, tradicional praça esportiva parnanguara. Venceram o time da casa por 2 a 0, com gols de Joel e Camargo, no segundo tempo.
 
Cristóvão atuava no meio-campo. Titular nas três primeiras rodadas do Paranaense daquele ano, também começou jogando o amistoso. No decorrer da partida, cedeu lugar para o também meio-campista Ernani. Meses depois, chegaria com o time ao título estadual. Cristóvão foi o jogador que mais atuou naquela conquista, com 25 jogos. Venceu 15 deles. Marcou três gols. Foi o segundo troféu do jogador pelo Clube, que também foi campeão estadual em 1983.
 
Como treinador, Cristóvão Borges completou 15 jogos pelo Atlético Paranaense, com oito vitórias, quatro empates e três derrotas. Como atleta, defendeu a camisa rubro-negra em 83 oportunidades [1983, 1985, 1986 e 1993]. Venceu 42 encontros, empatou 21 e perdeu 20. Balançou as redes adversárias 18 vezes.

Na história: Rio Branco 0x2 Atlético Paranaense
Amistoso
7 de julho de 1985, domingo
Estádio Nelson Medrado Dias, em Paranaguá 
Início: 15h30
Público: 1.006 pagantes. Renda: Cr$ 4.682.000
Árbitro: Rosaldo Góes dos Santos
Assistentes: Benedito Amorim Pereira e Aristeu Nunes Caldas
Gols: Joel, aos 6min do 2ºT (0x1); Camargo, aos 11,min do 2ºT (0x2)
 
Rio Branco
Jefferson; Fernando, Zé Otávio, Wilson e Osni (Sandro); Maurício, Babá e Zé Roberto (Valdi); Darlan (Lumumba), Luiz Alberto e Teco.
Técnico: Paulo Henrique.
 
Atlético Paranaense
Marolla (Joceli); Bruno, Paulo, Beto e Sérgio Moura; Ivair, Cristóvão (Ernani) e Nivaldo; Camargo (Jefferson), Joel (Jair) e Renato Sá.
Técnico: José Poy.