Clube

Paranaense 2005: Capitão em título rubro-negro, Marcão relembra sacrifício para jogar Atletiba final

O maior clássico do Estado do Paraná terá mais dois capítulos no mês de maio. Nos próximos domingos [1º e 8], Atlético Paranaense e Coritiba disputam a final do Campeonato Estadual 2016. O duelo, que já decidiu vários campeonatos, traz boas lembranças ao ex-jogador Marcão. Em 2005, o capitão atleticano foi titular nas duas partidas da final, jogou no sacrifício e ergueu o troféu para o Furacão.
 
“A minha maior recordação é que joguei machucado. Tivemos um jogo no meio de semana pela Libertadores e acabei lesionando a coxa. Tomei duas infiltrações para jogar, uma no início e outra no intervalo”, conta. “Na prorrogação, a perna começou a 'pesar'. Consegui levantar a taça, iniciei a volta olímpica e parei. Mas foi a sensação de dever cumprido. Isso não tem preço. Para ser campeão, qualquer sacrifício vale a pena”, completa Marcão.
 
No primeiro encontro, no Couto Pereira, o Coritiba venceu por 1 a 0. No jogo de volta, com mando rubro-negro, vitória do Furacão pelo mesmo placar [gol de Denis Marques]. Com os resultados, a decisão foi para a prorrogação. Mais 30 minutos de tensão e nenhum gol. Com isso, o título do Campeonato Paranaense de 2005 foi decidido nos pênaltis.
 
O gol da Coronel Dulcídio foi o escolhido para as cobranças. Logo de cara, Capixaba perdeu para os visitantes. Alan Bahia, Fabrício e Maciel marcaram para o Furacão. Rafinha e Negreiros também converteram. Reginaldo Nascimento acertou a trave e abriu o caminho para o título. O atacante Lima converteu a quarta cobrança rubro-negra e iniciou a festa dos mais de 20 mil torcedores atleticanos no estádio.

Veja também:

> Ingressos para o primeiro Atletiba decisivo começam a ser vendidos nesta quarta-feira


 
“Sabíamos da nossa responsabilidade para ganhar. Tivemos concentração e focamos na decisão. Nestes momentos, é importante que todos os jogadores acreditem”, destaca Marcão. “Perdemos o primeiro jogo, mas em casa ganhamos no tempo normal e fomos campeões nos pênaltis. Foi uma final muito emocionante e conseguimos reverter o placar”, relembra.
 
Neste ano, o Furacão inicia a decisão em casa. Na opinião de Marcão, a força do torcedor será fundamental. “Atletiba é um campeonato à parte e agora é decisão. A torcida tem papel fundamental e tem que estar junto em todos os momentos do jogo. O apoio dela, do início ao fim, é muito importante para o jogador. Precisamos dessa vibração positiva para que dê tudo certo no final”, conclui Marcão.
 
 

Relembre, abaixo, a ficha técnica da partida que deu o título do Campeonato Paranaense de 2005 ao Furacão:
 
 

Atlético Paranaense 1 (4) x (2) 0 Coritiba
Campeonato Paranaense 2005: Final – Jogo de volta
Data: 17/04/2005 [domingo]
Horário: 16h
Local: Kyocera Arena
Árbitro: Henrique de França Triches
Público: 23.759 pessoas
 
Atlético Paranaense: Diego; Etto (Maciel), Danilo, Baloy e Marcão; Alan Bahia, Ticão (Rodrigo Souto), Fernandinho (Lima) e Fabrício; Denis Marques e Aloísio.
Técnico: Edinho
Gol: Denis Marques, aos 19’ do 2º tempo
Cartões amarelos: Baloy, Ticão, Marcão e Rodrigo Souto
Cartão vermelho: Aloísio
 
Coritiba: Fernando; Rafinha, Miranda, Reginaldo Nascimento e Rubens Júnior (Negreiros); Márcio Egídio, Capixaba, Pepo (Jackson) e Rodrigo Batata; Marciano (Flávio) e Nunes.
Técnico: Antonio Lopes.
Cartões amarelos: Rodrigo Batata, Rubens Júnior, Márcio Egídio, Pepo, Flávio e Reginaldo Nascimento
Cartão vermelho: Miranda